As duas áreas podem ser facilmente confundidas por isso pode ser difícil entender a diferença entre marketing e branding, mas além de super importantes e complementares, o trabalho das áreas são bem diferentes.
O marketing e o branding são duas disciplinas distintas que se complementam para criar uma estratégia de comunicação eficaz para uma empresa. Os dois podem aparecer juntos em muitos momentos, por exemplo: quando você estuda sobre marketing digital, você acabam entendendo também a importância do trabalho de branding para os resultados do marketing serem potencializados. Ou seja, juntos eles fazem tudo!
O que é Marketing?
Antes de entendermos melhor a diferença entre as áreas, vale lembrar o que envolve o trabalho do Marketing. O trabalho do setor de marketing é um conjunto de atividades que uma empresa realiza para promover e vender seus produtos ou serviços. Isso envolve estratégias (digitais ou não) e com o objetivo de gerar receita, o marketing cuida dos canais da marca, das campanhas e divulgações. Dá pra imaginar a quantia de trabalho que envolve tudo isso, né?! Por isso, quando falamos em setores de Marketing, podemos nos deparar com diversos profissionais como:
- Atendimento;
- Planejamento;
- Profissionais de Conteúdo;
- Designers;
- Profissionais de Growth;
- Profissionais de Mídia;
- E por aí vai!
O que é Branding?
Por outro lado, o branding é a gestão da marca de uma empresa. Sua função é criar uma identidade (não estou falando apenas de identidade visual, tá?) única e diferenciada para a empresa, que a distingue da concorrência e conecta-se emocionalmente com o público-alvo. O branding é a construção da marca através dos valores, personalidade, propósito, tudo o que envolve a marca como um todo.
“Branding é a arte de se tornar conhecido por algo que um público relevante se importa.” – David Aaker, autor de “Construindo Marcas Fortes”
Leia também: O que é branding?
Qual é a diferença entre Marketing e Branding?
O mundo ideal é justamente este: o Marketing e o Branding trabalharem juntos para criar uma experiência positiva para o cliente e aumentar a fidelidade à marca. Cada um de acordo com seus objetivos: o marketing sendo responsável por gerar leads e transformá-los em clientes, enquanto o branding sendo o responsável por criar um vínculo emocional duradouro entre a marca e os consumidores.
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