O YouTube alcançou um marco inédito nos Estados Unidos. Pela primeira vez, os usuários estão passando mais tempo assistindo à plataforma em suas TVs do que em seus celulares. A informação foi divulgada por Neal Mohan, CEO do YouTube, na carta anual da empresa. De acordo com Mohan, os espectadores já consomem mais de 1 bilhão de horas de conteúdo diariamente diretamente nas telas das televisões.
Essa mudança marca um novo capítulo na forma como o público consome vídeos online, consolidando a televisão como o “dispositivo principal” para o YouTube no mercado americano.
Para o CEO Neal Mohan, o conceito de televisão mudou radicalmente:
“Para cada vez mais pessoas, assistir TV significa assistir YouTube. Mas a ‘nova’ televisão não se parece com a antiga. Ela é interativa e inclui Shorts (sim, as pessoas assistem a Shorts na TV), podcasts e transmissões ao vivo, além dos esportes, sitcoms e talk shows que todos já conhecem e amam.”
Essa interatividade diferencia o YouTube dos modelos tradicionais de TV e aproxima a plataforma de um hub completo de entretenimento. O crescimento do YouTube TV (serviço americano de streaming) também reflete essa tendência. O serviço já ultrapassou a marca de 8 milhões de assinantes, enquanto as assinaturas do YouTube Premium e YouTube Music somam mais de 100 milhões de usuários em todo o mundo.
YouTube no topo – e não é de hoje
Nos últimos dois anos, o YouTube manteve sua posição como o serviço de streaming mais assistido nos Estados Unidos, segundo dados da Nielsen. Esse crescimento não é por acaso: a plataforma investiu em melhorias na interface e na experiência de uso, especialmente no aplicativo para TVs.
Entre as mudanças recentes, destaca-se a possibilidade de visualizar comentários e descrições enquanto o vídeo continua na tela. Além disso, a empresa adicionou um recurso de “temporadas”, que facilita a navegação entre vídeos de uma mesma série, e uma funcionalidade chamada Watch With, permitindo que criadores de conteúdo comentem, em tempo real, transmissões de jogos e eventos.
O foco para 2025 é continuar crescendo:
Segundo Mohan, a empresa seguirá investindo em recursos que tornam a experiência de assistir na TV ainda mais dinâmica e envolvente.
Entre os recursos que devem receber melhorias estão:
- Key Plays: destaques automáticos das principais jogadas em partidas esportivas;
- Multiview: opção de assistir a múltiplos vídeos simultaneamente;
- Novos benefícios para assinantes Premium: a empresa promete novidades para tornar o plano ainda mais atrativo.
Fonte: The Verge