O Instagram está adicionando mais uma evolução ao seu recurso de compras: REALIDADE AUMENTADA.
A partir de hoje, várias marcas que vendem seus produtos diretamente no Instagram poderão adicionar um novo recurso experimental de realidade aumentada às páginas dos produtos. Inicialmente, o novo recurso de AR será limitado a cosméticos (Mac e Nars são os primeiros parceiros) e marcas de óculos (Warby Parker e Ray-Ban), mas o Instagram planeja disponibilizá-lo para mais produtos no futuro.
COMO FUNCIONA?
A ideia é usar a realidade aumentada para ajudar os compradores do Instagram a visualizarem como certos tipos de produtos realmente vão ficar. A tecnologia usada é a mesma plataforma Spark AR que é usada para criar muitos dos efeitos de câmera do Instagram e os anúncios de realidade aumentada do Facebook.
Dois exemplos nas imagens disponibilizadas pelo Instagram é um usuário vendo como ficaria um óculos em seu rosto, e no outro uma mulher experimentando vários tons de cores de um batom. A experiência pode motivar muito a compra de determinado produto.
EXEMPLO 1:
Na primeira tela o usuário encontra a tag de marcação no post.
Na segunda tela após clicar na tag é levado para uma página do produto.
Na terceira tela ele ativa o filtro com realidade aumentada e pode testar e ver como o produto vai ficar, e se desejar fazer o pedido (compra)
EXEMPLO 2:
Na imagem um o usuário encontra um post com o produto e nele os mesmos com tags
Na imagem dois o usuário clica e é levado para a página do produto
Na imagem três o usuário experimenta como vai ficar o produto
COMO O USUÁRIO VAI ATIVAR O RECURSO?
Existem algumas maneiras pelas quais os usuários do Instagram poderão encontrar o novo recurso de compras usando realidade aumentada. A primeira é verificar produtos específicos que uma marca marcou em uma postagem. Localizando o usuário terá a opção de experimentar o produto por meio de um filtro de realidade aumentada antes de adicioná-lo ao seu carrinho.
MUITO ALÉM DE EXPERIMENTAR, COMPARTILHAR!
O Instagram também espera que os usuários se inspirem a compartilhar essas experiências de AR no Stories, que também serão vinculadas ao produto original. Dessa forma, as marcas podem capturar o mesmo tipo de alcance que um filtro de selfie provoca e viraliza.
“Você pode compartilhá-lo através do Stories com amigos, as marcas podem criar o Stories – essa é definitivamente uma das principais maneiras pelas quais pensamos que as pessoas compram”, diz Srilatha Raghavan, gerente de produtos para comércio de RA no Facebook.
O INSTAGRAM MIRANDO EM COMÉRCIO ELETRÔNICO:
Para o Instagram, que este ano lançou um recurso de checkout no aplicativo em março, é mais um sinal de que o serviço vem dando significativa atenção no comércio eletrônico.
Embora ainda exista apenas um pequeno número de marcas capazes de usar o recurso de compras nativo do Instagram (e, por enquanto, menos ainda podem usar o AR shopping), o comércio é uma parte incrivelmente importante da plataforma. O Facebook, por exemplo, deixou claro que vê o comércio como uma das “grandes apostas” do Instagram para o futuro.
INSTAGRAM GERA DESCOBERTA!
“O Instagram é uma plataforma tão importante para a descoberta de produtos, principalmente em beleza”, diz Dina Fierro, vice-presidente de estratégia digital global da Nars Cosmetics, uma das primeiras parceiras de compras do Instagram. “É muito claro que o Instagram afeta as compras, seja online ou offline”.
Ao adicionar seus próprios recursos de compras e permitir que os usuários interajam com os produtos, o Instagram será ainda melhor em capturar sua atenção – e possivelmente motivar compras.
Ainda é um tanto distante para a realidade da maioria das marcas, mas sem dúvida no futuro muito mais marcas e pessoas vão utilizar da tecnologia para compras.