Este post merece ser lido cantando a clássica “Libera geral, libera geral, então libera!” da Xuxa (ok, prometo aprimorar as trilhas para os próximos posts, mas a que temos pra hoje é essa!), sabe por que? Finalmente, o grande dia chegou. Quem trabalha com posts patrocinados no Facebook estava até acostumado com a regrinha que limitava 20% de texto na imagem. Para o impulsionamento ser aprovado, era preciso ter apenas 20% de texto na imagem. Era difícil, os posts não eram aprovados, dava trabalho, mas se você leu direitinho todos estes sofrimentos ficaram no passado!
Discretamente, o Facebook parou de exigir este limite de texto, mas deixou claro que punições serão utilizadas. Como eles acreditam que os 20% de texto é o ideal, os posts que mantiverem este limite (mesmo não sendo obrigatório) terão maior alcance do que os posts que abusarem dessa liberdade.
O que essa novidade significa?
Quer dizer que a partir de agora os posts de impulsionamento serão guiados pelo bom senso dos criativos. Não é porque a regra deixou de existir que iremos colocar textão nas imagens, certo?
Agora existem 4 categorias de posts:
- Texto da Imagem: OK
- Texto da Imagem: Baixo
- Texto da Imagem: Médio
- Texto da Imagem: Alta
Se o seu post estiver no nível “Ok”, provavelmente o seu card não possui texto, somente um logotipo. Os posts que forem “OK” terão boa visualização!
Com classificação baixa, o alcance poderá ser restrito. Dá uma olhada no exemplo:
Com classificação média, o alcance atingirá menos pessoas do que o ideal:
Se o post tiver classificação alta, provavelmente ele terá baixíssimo alcance. Cuidado!
Alguns elementos não contam como texto: imagens de produtos, infográficos, cartazes de shows e espetáculos, capa de livro, capa de álbum, pôsteres, screenshots, entre outros.
Lembre-se que contam como texto: logotipos, números, marca d’água e textos.O Facebook irá liberar esta novidade aos poucos, em breve todos os perfis poderão fazer seus cards com total liberdade (assumindo os riscos que isto traz!).