Os novos recursos incluem um feed vertical de vídeo ao vivo, gravação lado a lado e ferramentas adicionais para criar Shorts a partir de vídeos longos do YouTube. A plataforma está lançando mais recursos para seu concorrente do TikTok, o Shorts – incluindo vários que os usuários do TikTok reconhecerão.
Mais notavelmente, o YouTube está experimentando adicionar visualizações de vídeos ao vivo ao feed de Shorts de um usuário (é assim que os vídeos ao vivo do TikTok também aparecem). Os espectadores podem clicar para assistir ao stream e, em seguida, percorrer um feed preenchido com outros livestreams. Os recursos de monetização do criador, como bate-papo pago e assinaturas, também estarão disponíveis neste feed.
Colocar vídeos ao vivo em mais lugares no app pode ajudar os criadores de conteúdo a encontrar um novo público com o Shorts. Ele também reflete a maneira como o TikTok enfatizou os vídeos ao vivo como uma forma de vender produtos, ajustar um público-alvo e hospedar eventos virtuais chamativos que aumentam o engajamento.
O YouTube diz que os vídeos ao vivo em tela cheia serão lançados gradualmente nos próximos meses.
A empresa também está lançando novos recursos para fazer vídeos de Shorts. Primeiro, está testando novas ferramentas para criar vídeos curtos a partir de um clipe horizontal do YouTube, incluindo a capacidade de ampliar e cortar o vídeo original.
Os criadores de curtas também receberão um novo recurso de sugestões que extrai o clipe de áudio e o efeito usado em um vídeo que desejam recriar. É semelhante a outros recursos do TikTok e do Reels; este último atualizou recentemente sua versão , tornando ainda mais rápido copiar e usar áudio e efeitos de outro vídeo. A versão do YouTube irá captar o áudio do mesmo carimbo de data/hora do clipe que o usuário está replicando.
Collab na plataforma? Sim!
A partir de hoje, a empresa está adicionando a capacidade de gravar um vídeo lado a lado com outro clipe, semelhante ao recurso Duet do TikTok. O recurso – chamado Collab – incluirá vários layouts, e os criadores poderão usar o efeito em Shorts e vídeos normais do YouTube.
O YouTube tem trabalhado para competir com o domínio do shortform do TikTok. Em um esforço para atrair mais criadores, o YouTube recentemente reduziu seus requisitos de qualificação para gerar receita na plataforma, abrindo alguns recursos do Programa de Parcerias do YouTube para criadores menores.
E aí, curtiu as novidades? Do lado de cá, vamos continuar de olho nas atualizações das redes sociais para entender o movimento que vamos fazer na criação e no consumo de conteúdo. Este artigo foi criado com base nas informações do site The Verge.
LEIA MAIS:
Meta, Microsoft e Amazon juntas para enfrentar Google Maps e Apple Maps
Bard, o “ChatGPT do Google” é lançado no Brasil
Teste seu conhecimento em Marketing Digital