O mundo do marketing digital está em constante evolução, e as redes sociais desempenham um papel crucial nas estratégias de comunicação das empresas.
Muitas conversas, tendências e comportamentos começam por lá. Quem atua na área de Social Media e faz gestão de redes sociais desempenha um papel fundamental para a relevância da presença digital de uma marca. No entanto, há uma série de erros comuns que podem prejudicar a eficácia de suas estratégias.
Neste artigo, vamos falar sobre os 10 erros que todo profissional que trabalha com a gestão de redes sociais precisa evitar para garantir um bom trabalho nas redes sociais.
1. Falta de planejamento estratégico
Um dos maiores erros que você pode cometer é começar sem um plano estratégico sólido. É fundamental definir metas claras, público-alvo, tom de voz e temas relevantes para a marca. Sem um plano, suas ações nas redes sociais podem parecer desconectadas e ineficazes. Afinal, como percorrer um caminho no qual você não sabe onde quer chegar?
2. Ignorar a pesquisa de público
Conhecer profundamente o público é essencial para criar conteúdo relevante. Ignorar a pesquisa de público pode levar a ações que não ressoam com a audiência, desperdiçando tempo e recursos. Muitas marcas e empresas que procuram conversar com “todo mundo” acabam caindo em conteúdos genéricos. Portanto, pesquisar e entender seu público é crucial.
3. Foco excessivo em vendas
Transformar todas as postagens em anúncios de vendas é um erro comum. As redes sociais são um espaço para construir relacionamentos e engajamento, e não apenas para promoções. Assim, o conteúdo deve ser variado e agregar valor a quem te acompanha. Ou seja, conteúdo de marca é fundamental.
4. Não interagir com a audiência
A falta de interação com os seguidores é um erro grave, afinal, estamos em redes sociais! Responder comentários, mensagens diretas e interagir em conversas relacionadas à marca mostra que a empresa valoriza seus clientes e está disposta a se envolver. Não dá para demandar mais engajamento sem fazer sua parte, ou seja, é preciso conversar com as pessoas.
5. Excesso de automação
Na era da inteligência artificial, a gente descobre como é bom contar com a tecnologia. No entanto, o excesso de automação pode fazer com que o conteúdo pareça impessoal. É importante equilibrar o uso e entender o que pode te prejudicar neste sentido. Inclusive, o uso deliberado de automação em plataformas como o Instagram pode trazer efeitos negativos para sua conta, então todo cuidado é pouco!
6. Desconsiderar análises de dados
As análises de dados fornecem insights valiosos sobre o desempenho de ações e a eficácia da estratégia. Ignorar esses dados impede que você faça os melhores ajustes e mudanças necessárias. Monitorar dados sociais também ajuda a identificar tendências emergentes e temas de interesse que podem ser aproveitados para criar conteúdo relevante e oportuno. Desconsiderar essa análise, portanto, pode levar você a desperdiçar tempo e recursos.
7. Não adaptar para plataformas específicas
Replicar o mesmo conteúdo em todas as plataformas sociais não causa impacto algum. Cada plataforma tem seus próprios formatos de conteúdo e funcionalidades. Por exemplo, o X (ex-Twitter) é mais adequado para um conteúdo curto, direto e descontraído, enquanto o Instagram é mais visual, dependente de imagens e vídeos para ilustrar essa conversa. Além dessas características únicas, as audiências também mudam de interesses e comportamentos em cada espaço. Se não houver uma equipe disponível para abraçar muitos canais, concentre-se naqueles que fazem sentido para sua audiência e dedique-se aos formatos que eles preferem.
8. Não acompanhar tendências
As redes sociais são dinâmicas, e as tendências evoluem rapidamente. Portanto, participar de conversas e acompanhar as tendências da área é fundamental, pois ajuda a manter a relevância, inspira a inovação e permite antecipar mudanças no cenário das redes sociais. Essa prática nos capacita a criar conteúdo relevante e oportuno para a audiência. Trabalhar na área de Social Media é um aprendizado constante nesse aspecto!
9. Excesso de postagens ou inconsistência
Postar com muita frequência pode sobrecarregar os seguidores, enquanto postagens inconsistentes podem fazer com que a marca seja esquecida. Quantidade ou qualidade? Sabemos que manter uma presença regular nas redes sociais ajuda a manter a marca na mente dos seguidores e a construir relacionamentos contínuos. Por isso, é fundamental procurar um equilíbrio na hora de se comunicar, independente do canal. Você está ajudando ou sobrecarregando as pessoas que quer impactar?
10. Não organizar sua rotina
Trabalhar com marketing digital e redes sociais pode ser frenético em alguns momentos, mas estar constantemente nesse ritmo é bem complicado. Viver um dia de cada vez no trabalho, sem planejar sua rotina e sem reservar momentos para revisão e refinamento de estratégias, pode levar você ao piloto automático, lidando com problemas todo dia e enfrentando muitas demandas.
Todo trabalho tem seus dias cansativos, mas a organização da sua rotina e do seu planejamento é essencial para ter tudo no lugar certo. Você não precisa abraçar todo o processo diariamente. Portanto, divida seus dias de foco e coloque blocos de tempo na agenda, para o seu trabalho e para o seu descanso.
Fique de olho na sua rotina!
Evitar esses erros é fundamental para melhorar o seu trabalho como profissional na área de Social Media. No dia a dia, você poderá perceber outros erros e comportamentos que atrapalham os seus resultados. Fique atento ao que você pode adaptar e melhorar na rotina.
Chegaram aulas novas em um dos cursos favoritos
dos profissionais de Social Media do Clube Share: