Um novo ano sempre traz a oportunidade perfeita para revisar, reorganizar e planejar suas estratégias de redes sociais. Se você trabalha com marketing digital, sabe que acompanhar as mudanças no comportamento do público e as novas tendências do mercado é essencial para obter resultados expressivos.
Neste artigo, reunimos 3 estratégias práticas para te ajudar a começar o ano com tudo, organizando sua abordagem e elevando a performance das suas redes sociais.
Antes de começar, um lembrete importante:
Tudo depende!
É importante saber que nada do que vamos falar aqui é regra para o sua marca ou negócio. Ou seja, tudo precisa ser avaliado de acordo com os seus objetivos. Combinado? Agora vamos lá.
1. Na hora de planejar: Os 5 porquês
Trata-se de um exercício que pode te ajudar a definir o motivo para seguir em frente com uma ideia.
Um exemplo prático voltado para as redes sociais:
“Precisamos fazer um conteúdo x”
- Por que? Para ter mais engajamento;
- Por que? Porque as pessoas não comentam;
- Por que? Porque não se identificam com os assuntos;
- Por que? Porque estamos falando só do nosso produto;
- Por que? Porque não estamos conhecendo bem o nosso público.
A técnica dos 5 Porquês surgiu em meados da década de 70 e foi criada por Taiichi Ohno, responsável pela criação do Sistema Toyota de Produção. É simples e eficiente justamente por esses motivos:
no 1º porquê, encontramos um sintoma;
no 2º porquê, encontramos uma desculpa;
no 3º porquê, encontramos um culpado;
no 4º porquê, encontramos uma causa;
no 5º porquê, encontramos a causa raiz.
2. Use a sua melhor energia!
Atenção, criadores de conteúdo: um bom conteúdo precisa ser bem aproveitado!
Um conteúdo completo pode se desdobrar em diversos formatos possíveis. Quando você aproveita melhor o macro, você dá oportunidade para o conteúdo.
3. O funil dos sentimentos
Se você é profissional de marketing, com certeza já se deparou com o funil de vendas por aí. Primeiro vem o conhecimento, depois a consideração, e aí vem a compra e a lealdade.
Portanto, trocando isso por sentimento, o funil fica assim:
Isso é muito eu
↓
Isso me ajuda
↓
Preciso disso
↓
Recomendo
Na estratégia de criação de conteúdo para as redes, é preciso entender que você é a ponte entre o que a marca precisa e o que as pessoas precisam. Com o funil de sentimento fica mais fácil de entender qual é a sensação que você gostaria de passar para a audiência através do conteúdo.
E agora… mão na massa!
Lembrando que o melhor formato é o que funciona para você, combinado?
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