Planejamento de Redes Sociais: 3 estratégias para você testar!

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Um novo ano sempre traz a oportunidade perfeita para revisar, reorganizar e planejar suas estratégias de redes sociais. Se você trabalha com marketing digital, sabe que acompanhar as mudanças no comportamento do público e as novas tendências do mercado é essencial para obter resultados expressivos.

Neste artigo, reunimos 3 estratégias práticas para te ajudar a começar o ano com tudo, organizando sua abordagem e elevando a performance das suas redes sociais.

Antes de começar, um lembrete importante:

Tudo depende!

É importante saber que nada do que vamos falar aqui é regra para o sua marca ou negócio. Ou seja, tudo precisa ser avaliado de acordo com os seus objetivos. Combinado? Agora vamos lá.

1. Na hora de planejar: Os 5 porquês

Trata-se de um exercício que pode te ajudar a definir o motivo para seguir em frente com uma ideia.
Um exemplo prático voltado para as redes sociais:

“Precisamos fazer um conteúdo x”

  • Por que? Para ter mais engajamento;
  • Por que? Porque as pessoas não comentam;
  • Por que? Porque não se identificam com os assuntos;
  • Por que? Porque estamos falando só do nosso produto;
  • Por que? Porque não estamos conhecendo bem o nosso público.

A técnica dos 5 Porquês surgiu em meados da década de 70 e foi criada por Taiichi Ohno, responsável pela criação do Sistema Toyota de Produção. É simples e eficiente justamente por esses motivos:

no 1º porquê, encontramos um sintoma;
no 2º porquê, encontramos uma desculpa;
no 3º porquê, encontramos um culpado;
no 4º porquê, encontramos uma causa;
no 5º porquê, encontramos a causa raiz.

2. Use a sua melhor energia!

Atenção, criadores de conteúdo: um bom conteúdo precisa ser bem aproveitado!

Um conteúdo completo pode se desdobrar em diversos formatos possíveis. Quando você aproveita melhor o macro, você dá oportunidade para o conteúdo.

Dicas para planejamento de redes sociais
Um bom conteúdo = diversos formatos

3. O funil dos sentimentos

Se você é profissional de marketing, com certeza já se deparou com o funil de vendas por aí. Primeiro vem o conhecimento, depois a consideração, e aí vem a compra e a lealdade.

Portanto, trocando isso por sentimento, o funil fica assim:

Isso é muito eu

Isso me ajuda

Preciso disso

Recomendo

Na estratégia de criação de conteúdo para as redes, é preciso entender que você é a ponte entre o que a marca precisa e o que as pessoas precisam. Com o funil de sentimento fica mais fácil de entender qual é a sensação que você gostaria de passar para a audiência através do conteúdo.

E agora… mão na massa!

Lembrando que o melhor formato é o que funciona para você, combinado?

Conta com o Clube Share para tornar o seu planejamento de 2025 ainda melhor! Por sinal, temos um presente para você: clique aqui e baixe agora o modelo de cronograma de Social Media que usamos aqui no Share gratuitamente!

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Vitória Santos
Vitória é cearense, estrategista de conteúdo e especialista em redes sociais. Atualmente, atua no Share como Head de Conteúdo e é uma das responsáveis pela comunicação com a comunidade de membros do Clube Share. Além disso, é palestrante e professora do curso ‘Confirma – Estratégias de Redes Sociais para Campanhas Políticas’, onde compartilha sua experiência no marketing político acumulada por quase uma década em campanhas, institutos e partidos políticos no Brasil.
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