Quem trabalha com Social Media sabe que as funções deste profissional são muitas. Entre pesquisa, criação, mensuração, acompanhamento das redes e muitas outras tarefas diárias, ter uma execução otimizada nem sempre é uma possibilidade. Por isso, é importante conhecer ferramentas que irão ajudar a eliminar tarefas simples do nosso dia a dia, deixando mais tempo para analisar e planejar estrategicamente suas ações.
Pensando nisso, neste artigo vamos te mostrar quais são as ferramentas que todo Social Media precisa conhecer e usar no seu dia a dia! Confira elas a seguir.
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O que você vai encontrar neste artigo:
- Ferramentas para pesquisa e referências
- Ferramentas para dia a dia e pauta
- Ferramentas para criação
- Ferramentas para social listening
- Ferramentas para mensuração e análise
Pesquisa e referências
1. Twitter
Informações de forma rápida e simples: ele é fácil de usar, as pessoas utilizam em volume e está constantemente sendo atualizado de forma global. Com a nova atualização, você ainda pode navegar entre a aba Seguindo e Para Você. Na primeira, você consegue acompanhar o que as pessoas que você segue estão falando. Já na Para Você, onde você encontra assuntos relacionados aqueles que você mais demonstra interesse.
- Deixe ele aberto durante o dia e sempre dê uma olhada no que as pessoas estão falando;
- Fique de olho nos Assuntos do Momentos (região / Brasil / mundo);
- Leia as interações e entenda como a rede de comporta;
- Use a busca por termos! Dois exemplos: termo min_fave:100 (tweets que contenham um termo específico e que tiveram no mínimo 100 likes); termo min_retweets:100 (tweets que contenham um termo específico e que tiveram no mínimo 100 retweets).
2. Google Trends
Com o Google Trends é possível analisar tendências, mapear e planejar novos conteúdos, entender relevância de celebridades e influenciadores, entender como anda a busca por determinados assuntos e até mesmo serviços.
Outro ponto positivo é a possibilidade de identificar a sazonalidade de certos termos/buscas, uma vez que o Google Trends faz a análise dos últimos doze meses.
3. Answer the Public
Essa ferramenta gratuita permite fazer a busca por temas selecionando país e idioma. As respostas aparecem com vários gatilhos de pensamento, por exemplo: como, quando, onde, por que…
A facilidade de criar conteúdo é bem maior a partir dele. E o mais legal: ele é gratuito e permite fazer o download dos resultados para consultar quando quiser!
4. Reailtime
O Reailtime é uma ótima opção para acompanhar o que está rolando no momento. Especialistas em Brasil, você encontra os assuntos mais comentados do momento em diversos canais.
5. MetaHashtags
Busque pelas melhores hashtags para aumentar o alcance de seus posts. Esta ferramenta gratuita (também com plano pago) mostra as hashtags relacionadas e os posts publicados com elas, permitindo uma rica pesquisa.
6. Behance
Behance é a maior rede criativa do mundo para mostrar e descobrir trabalhos criativos. Muito usada por designers e para montagem de portfólio, o Behance é uma ótima fonte de inspiração para criações visuais.
7. Pinterest
O que é o trabalho de um social media sem referências, não é mesmo? Quem trabalha com redes sociais passa muito tempo pesquisando por ideias e buscando referências para criar conteúdos inovadores para sua empresa ou clientes. Então, antes mesmo de colocar a mão na massa, você pode passar esse tempo pesquisando por referências visuais e de conteúdo no Pinterest.
Vitória Santos, Analista de Conteúdo aqui no Share, dá a dica: “O Pinterest é um ótimo lugar para se atualizar, além de salvar referências e procurar novas ideias”.
Dia a dia e pauta
8. Trello
O Trello é uma das ferramentas de gestão de tarefas mais conhecidas. Por meio de quadros personalizáveis, ele permite definir e acompanhar o fluxo de tarefas em social media.
Super versátil, ela pode ser usada de diferentes formas e por equipes de diversos tamanhos.
Outras opções de apps para organização de tarefas, para equipes ou individual, são o Jira, Asana e Evernote.
9. Notion
O Notion é uma ferramenta super completa que você pode usar para diversas coisas: calendário, checklist, portfólio, e qualquer outra coisa que você precise – é sério! Com opções para desktop e mobile, possui inúmeras possibilidades em sua versão gratuita.
O seu principal ponto positivo é que ele te deixa super livre para usar a ferramenta como quiser – o que pode ser ruim também, dependendo de como você gosta de usar suas ferramentas. Mas vale a pena insistir e encontrar a melhor forma de usar ele.
Criação
10. Canva
Queridinho de muitos social media, o Canva é uma ferramenta completa para quem trabalha com redes sociais. De criação de cards em diversos formatos, edição de fotos e montagem de apresentações, ele facilita a vida do social media com recursos fáceis de usar e modelos para guiar o seu trabalho.
Possui plano gratuito e o pago, com ferramentas avançadas.
11. Unsplash
O site possui um dos melhores catálogos de fotos bem produzidas e em ótima qualidade, livre de direitos autorais. Ou seja, você pode usar para criar posts sem medo! Ótimo para encontrar fotos de pessoas e lugares, além de inspirações para moodboards e imagens de fundo e texturas para apresentações.
Agora, se você pode investir e buscar por imagens mais exclusivas e com maior variedade, você pode contratar bancos de imagens pagos, como Shutterstock ou iStock.
12. Meta Business Suite
Se o foco da sua empresa ou cliente é o Facebook e Instagram, não há ferramenta melhor para agendamento de posts do que o Meta Business Suite, da própria Meta. Além de agendar e monitorar publicações, ele possui diversas outras funcionalidades que valem a pena dar uma olhadinha!
13. Capcut
Falou em edição de vídeo mobile, já pensou no Capcut! O app de edição da ByteDance (mesma empresa do TikTok), possibilita a gravação de um vídeo direto na ferramenta ou importando um ou mais vídeos para edição. Esses vídeos ficam adicionados como projetos, que você pode tranquilamente renomear, duplicar ou remover do aplicativo.
14. Rytr
Rytr é um assistente de escrita por inteligência artificial que ajuda você a criar conteúdo. Suporta mais de 30 idiomas, oferece tom de voz (formal, assertivo, casual, etc) e templates de texto. Possui três opções de planos: gratuito, econômico e ilimitado.
Social Listening
15. Emplifi (antiga Social Bakers)
Em 2021 a Social Bakers, uma das ferramentas de social media mais conhecidas ao redor do mundo, foi comprada pela Astute Solutions e se tornou Emplifi. Ela oferece uma gestão completa das redes sociais, com destaque para o social listening e benchmarking do mercado. Também permite a criação de relatórios.
Apesar de não ser uma ferramenta barata (possui planos a partir de U$ 200/mês), vale a pena para empresas que buscam otimizar seu time de social media.
16. Buzzmonitor
O Buzzmonitor permite que você realize o monitoramento de menções das suas páginas e perfis de forma ágil e organizada. Com ele é possível interagir com os clientes no Facebook, Instagram, Twitter e YouTube em um só lugar. Ele também produz relatórios e analisa os resultados.
Os pacotes mais completos do Buzzmonitor são pagos, mas possui uma versão mais simples, gratuita.
17. Keyhole
O grande diferencial dessa ferramenta fica por conta do seu foco em monitorar palavras-chaves, hashtags, URLs e nomes de usuário no Twitter e Instagram. O Keyhole oferece análises de desempenho em tempo real, permitindo um benchmarking rico.
Mensuração e análise
18. Hootsuite
Depois que o conteúdo é publicado, o social media ainda tem muito trabalho pela frente! Com diversas funcionalidades para quem trabalha com redes sociais, o Hootsuite se destaca por sua análise de resultados e relatórios. Com a ferramenta você conseguirá monitorar o desempenho de campanhas e tirar insights valiosos sobre o seu trabalho.
19. Reportei
O Reportei gera relatórios e dashboards de redes sociais e marketing digital com poucos cliques, tudo bem otimizado. A plataforma oferece funcionalidades 100% customizáveis, basta escolher as métricas ideais para cada cliente, criar templates personalizados e ter total controle do relatório e dashboard.
Além disso, o Reportei oferece 2 funcionalidades exclusivas:
- Linha do tempo – que permite criar um relatório em formato de história, com datas e acontecimentos do projeto;
- Análises – inserindo análises em texto, vídeo e imagem para complementar as métricas.
20. Agorapulse
O Agorapulse é uma ferramenta que serve para gerenciar e monitorar conteúdos, mas seu destaque fica para os relatórios. A plataforma promete entregar relatórios úteis que informam rapidamente o que está funcionando (e o que não está) com seus esforços nas redes sociais, detectando qual conteúdo tem melhor desempenho, onde e quando. Além disso, oferece recomendações com dados de comportamento do usuário.
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