Descubra os melhores formatos de conteúdo no Pinterest

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O Pinterest é uma rede social amada pelos usuários. E com razão. A plataforma é uma fonte de inspiração, abrigando ideias de projetos para a casa, referências de moda, beleza e muito mais. Por ser fácil de navegar e com uma interface atrativa, também é um ótimo lugar para divulgar seu trabalho ou publicar anúncios. São inúmeras as possibilidades! Você conhece os formatos de conteúdo que o Pinterest oferece?

Neste artigo, vamos te explicar os principais formatos de conteúdo disponíveis no Pinterest, para que você entenda um pouco sobre eles e possa selecionar os melhores para a sua estratégia!

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Os principais formatos de conteúdo trabalhados no Pinterest e como usar eles na sua estratégia:

1) Pins em imagem ou anúncios imóveis

Podem ser imagens ou vídeos compartilhados neste formato. Indica-se que tenham uma proporção 2:3, ou seja, um retângulo na posição vertical, para apresentarem alta performance. 

Exemplo de Pin em imagem e anúncio.
Exemplo de Pin em imagem e anúncio.

2) Pins e anúncios em vídeo

Você pode fazer upload de pins ou anúncios em vídeo também! Afinal, hoje em dia, os vídeos são muito procurados. Você pode escolher entre largura padrão e largura máxima. Sendo que os de largura máxima se expandem e ocupam o feed do usuário no mobile.

3) Painéis/Coleções

É a forma que você organiza seu conteúdo, de acordo com suas preferências ou tópicos. Podem ser privados e também públicos, para serem compartilhados com outros usuários. 

Exemplo de painéis/coleções no Pinterest.
Exemplo de painéis/coleções no Pinterest.

4) Histórias

O Pinterest também tem sua opção de compartilhamento de conteúdos temporários que desaparecem após 24h. Com isso, você pode fazer publicações mais interativas e dinâmicas.

5) Shoppable/Product Pins

Estes conteúdos ajudam você a levar seus produtos aos usuários do Pinterest que já estão procurando ideias e coisas para comprar. A própria rede social tem um passo a passo de como executar:

  1. Prepare-se e tenha certeza que seu estoque e catálogos estão adequados
  2. Coloque seus produtos no Pinterest
  3. Filtre e organize seus produtos
  4. Promova através de anúncios 
  5. Analise e faça melhorias

6) Carrossel

Podem ser pins ou anúncios de várias imagens para as pessoas arrastarem para o lado. Devem ser na proporção de 1:1 ou 2:3, em PNG ou JPEG.

7) Idea Pins

O Idea Pins é um conjunto de vários vídeos, imagens, listas e texto em um único pin. Em alguns países, eles podem ser patrocinados como Idea Ads. Já falamos sobre este formato em nosso Portal! Vem ler mais aqui.

E que tipo de conteúdo criar para o Pinterest?

Se você já usa essa rede social ou quer começar a usá-la para promover seus conteúdos, se liga nessas sugestões que vão te inspirar:

  • Receitas: os usuários do Pinterest gostam de procurar receitas por lá. Quem sabe não é uma boa ideia compartilhar fotos de pratos que você gosta com a receita deles?
  • Dicas de beleza/moda: tutoriais, infográficos de tendências, fotos de estilo de roupas, inspiração para montagem de looks… aqui vale a criatividade!
  • Decoração de casa: se você curte esse tipo de conteúdo, saiba que os usuários do Pinterest também curtem! Então aposte em fotos de interiores bem decorados para chamar a atenção.
  • DIY (faça você mesmo): essa é uma tendência fortíssima na rede. Postar tutoriais de como fazer decorações, estilizar roupas ou até criar móveis para a casa são opções interessantes.
  • Arte: se você trabalha com algum tipo de arte, digital ou não, o Pinterest também é um ótimo lugar para montar portfólio! Você também pode direcionar as pessoas para seu site ou rede social através das imagens.

Agora, se você quer dominar o Pinterest do orgânico ao pago, o Clube Share tem uma masterclass incrível sobre o assunto: Pinterest – do orgânico ao pago! E além dessa aula incrível, você encontra +500h de conteúdo, muito networking e materiais para te auxiliar na rotina!

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