O planejamento de conteúdo para redes sociais é uma das etapas mais importantes na hora de produzir conteúdo para marcas. Mas, como fazer um bom planejamento, pensado para todas as mídias sociais? Por onde começar?
Com o Marketing de Conteúdo, você pode construir um relacionamento com o seu público, atingir novas estratégias para o seu negócio e claro, contribuir para as vendas da sua empresa (ou dos seus clientes).
Se você ainda está em dúvida sobre o que é a criação de conteúdo, clique aqui e leia este outro post: O que é Marketing de Conteúdo e por onde começar?
O que é um planejamento de conteúdo para redes sociais?
O planejamento nada mais é do que um documento onde você irá preencher as informações importantes e estratégicas do conteúdo de uma marca. Este documento tem como função principal te ajudar a organizar e principalmente revisar as estratégias que serão colocadas em prática ao longo da semana/quinzena/mês.
Um dos maiores erros dos criadores de conteúdo é colocar a mão na massa sem a ajuda de um bom planejamento. Portanto, aqui fica a nossa primeira dica: não deixe o seu planejamento de conteúdo para depois. Este documento será o seu guia e também o guia para a sua equipe (caso você trabalhe com o apoio de outros profissionais).
Quais informações devem estar presentes em um bom planejamento de conteúdo?
Estratégia
Ter uma estratégia bem definida dentro do seu planejamento será o passo mais importante (e que exige mais atenção). Montar uma estratégia de conteúdo não é nada fácil, mas é ela que irá guiar a sua produção.
O que consiste uma estratégia de conteúdo?
Na imagem abaixo você confere os 3 passos para uma construção de estratégia de conteúdo:
A sua estratégia deve ser criada para te mostrar um caminho. Este trabalho é muito desafiador, mas é importante para que você tenha uma meta a seguir. Quando você cria conteúdo sabendo o que esperar de cada ação, fica muito mais fácil identificar o que está dando certo e o que deve ser melhorado.
Não sabe o que esperar da sua estratégia de conteúdo?
Aqui estão algumas alternativas de objetivos:
- Reforçar a sua marca para o seu público;
- Aumentar a sua base de leads;
- Contribuir com o suporte ao cliente e atendimento;
- Realizar vendas diretas do seu produto ou serviço;
- Tráfego para o seu site ou blog.
Linha editorial de conteúdo para redes sociais
Como você viu acima, as editorias fazem parte da sua estratégia de conteúdo e elas são essenciais para o seu planejamento. Ter editorias bem definidas é essencial para uma boa organização no seu dia a dia. Se você não define linhas editoriais para cada objetivo, a sua criação pode se tornar uma grande bagunça.
O caminho para a definição das suas linhas editoriais:
Você não precisa ter um grande número de linhas editoriais, você pode ter 2, 3, tudo vai depender dos seus objetivos. E se você tem muitos objetivos, vale rever essa ideia. Ter muitos objetivos pode ser perigoso, não podemos esperar tudo de um canal. Você pode dividir os seus objetivos entre: redes sociais, e-mail marketing, ativações no atendimento ao cliente, e por aí vai.
Calendário de conteúdo
Ter um calendário de conteúdo é essencial para quem busca organização na criação e programação dos posts. O calendário vai te ajudar a montar a pauta do que deve ser criado, o que está em ajustes ou o que está aprovado para ser publicado.
Você pode colocar alguns “status” para as publicações no seu calendário, assim você pode ter uma visão geral da sua semana/mês:
- Em pauta
- Em produção
- Em ajustes
- Atrasado
- Cancelado
- Programado
Se você trabalha com outras pessoas, este calendário será perfeito para todos terem uma ideia da rotina e das prioridades.
Fique de olho no funil!
O seu conteúdo também deve estar alinhado ao seu funil de vendas. Quem aí se lembra dele? O funil vai te ajudar a criar os seus objetivos e identificar quais conteúdos fazem mais sentido para o momento do usuário.
Veja o seu funil como um caminho a ser seguido pelo seu público. Ele é retratado com um topo mais largo e uma base menor, pois a atração e a entrada de usuários sempre será maior que o número de conversões realizadas. Por isso, o seu planejamento deve levar em conta essa proporção.
O seu conteúdo deve funcionar como um guia, para que as pessoas passem por cada etapa e (se tudo der certo) realizem a conversão.
O formato do seu planejamento de conteúdo!
Muitas pessoas se perguntam qual é o melhor formato para construir um bom planejamento de conteúdo, quando na verdade o melhor formato é aquele que funciona para a sua rotina.
Você pode montar o planejamento de diversas formas:
- Uma planilha do Excel;
- Um documento do Word;
- Um caderno;
- Em uma ferramenta, como o Trello, Asana ou o ClickUp.
O mais importante é você testar um formato para o seu planejamento e identificar se ele funciona, se você consegue se organizar ou não. Nós vamos te ajudar a dar o primeiro passo!
Com este modelo, você já pode começar a construir o seu planejamento de conteúdo para a semana, para a quinzena e até para o mês.
Agora, se mesmo depois de todas as dicas que trouxemos, você ainda tem dúvidas sobre como construir um planejamento eficaz para a sua estratégia de conteúdo, a Fahen Carvalho pode te ajudar! Neste vídeo ela te ajuda a entender do zero sobre o tema.
Dê o play e aproveite para criar o seu planejamento de conteúdo!
Ufa, agora sem dúvidas você já está mais preparado para construir os seus conteúdos de forma estratégica e organizada!
Não se esqueça: a criação de conteúdo é um grande universo de testes. O seu planejamento também vai te ajudar a entender tudo o que já foi testado e o que ainda pode ser feito. E aí, preparado para colocar tudo isso em prática em um grande plano? \o/
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