Organização de tarefas: sua importância + ferramenta para colocar em prática!

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Saber se organizar, estabelecer prioridades e criar uma rotina produtiva são atividades essenciais para uma gestão de tempo eficiente. Neste artigo, vamos falar um pouco sobre a importância de se ter uma boa organização de tarefas, dicas de como aplicar no seu dia a dia, e mais: disponibilizamos gratuitamente o template de um planner semanal e mensal para você usar do seu jeito!

Projetos, prazos, compromissos, clientes, amigos, família: todos os dias temos muitas informações para gerenciar, seja na vida pessoal quanto na profissional. E um dos maiores desafios do dia a dia é construir uma boa organização de tarefas que faça sentido com a sua rotina, fazendo com que ela flua boas e todas as demandas sejam cumpridas. 

Mas mais do que dar check nas tarefas concluídas, a organização de tarefas tem um papel muito mais importante no dia a dia.

Por que é importante organizar suas tarefas?

Seja no trabalho ou na vida pessoal, uma organização de tarefas bem estruturada nos dá mais tranquilidade e garantia de que todas as demandas estão sendo feitas. Com ela seremos capazes de realizar as atividades que realmente precisam ser executadas, dentro do tempo disponível e com a qualidade desejada.

Ter uma rotina com uma organização de tarefas traz benefícios como:

  • aumento da produtividade;
  • cumprimento de prazos e compromissos;
  • melhor gestão do tempo;
  • maior foco;
  • e maior bem-estar e conforto.

Parte fundamental para a construção de uma rotina organizada está na forma como recebemos as informações. Para entender melhor isso, vamos conhecer uma metodologia que fala muito bem sobre isso: o método GTD.

Método GTD

GTD é a sigla para Getting Things Done, ou em tradução livre, a arte de fazer acontecer. Esta metodologia de produtividade foi criada por David Allen. Ele oferece um sistema para organizar as suas demandas assertivamente.

O princípio é descarregar! Criar espaço na mente. Ao liberar um pouco os ambientes, seja sua mesa do escritório, sua caixa de e-mail ou a sua mente, você não precisará depender das informações apenas na sua cabeça para lembrar delas.

O método consiste em um ciclo com 6 etapas, como pode ser observado na imagem abaixo:

Imagem ilustrando o Método GTD apresentada no curso Gestão de Tempo, disponível no Clube Share. (Reprodução/Clube Share)
Imagem ilustrando o Método GTD apresentada no curso Gestão de Tempo, disponível no Clube Share. (Reprodução/Clube Share)

O primeiro ponto para que o sistema funcione é o recebimento das informações. O ideal é que todas elas cheguem pelo mesmo canal, facilitando o seu entendimento e organização, mas sabemos que nem sempre é assim que acontece. Por isso, é importante separar momentos para reunir todas as tarefas e definir prazos, prioridades e importância.

Por onde começar a organização de tarefas?

Agora que você entendeu porque é importante ter uma organização das tarefas e conheceu um pouco mais do método GTD, vamos começar a aplicar isso? Vem que te ajudamos a começar!

1) Anote TUDO e tire da sua mente:

O hábito é mais importante do que a ferramenta/método que será usado. Insista por um tempo e tenha paciência.

2) Crie categorias:

As categorias podem ser “áreas da vida”, como trabalho, família, amigos, casa. Mas podem ser também status: para fazer, em atraso, cancelado. Mas cuidado! Não transforme as categorias em armadilhas que vão apenas te prender.

3) Estabeleça prioridades:

“Se tudo é prioridade, então, nada é prioridade”. Você já deve ter ouvido essa frase por aí, pois é, ela é verdadeira. É muito importante entender a diferença entre o que é prioridade e o que é importante.

4) Crie um hábito para manter o hábito:

Todos os dias, às 17h, vou organizar a caixa de e-mails; Toda terça e quarta, vou ler por 15 minutos; Todo dia ao acordar, vou arrumar a cama.

5) Use boas ferramentas:

Existem diversos aplicativos e métodos para organização de tarefas e só você poderá dizer qual funciona melhor para a sua rotina. Que tal começar pelo bom e velho planner? Para ajudar você a começar a colocar a organização das suas tarefas em prática, preparamos um template de planner semanal e mensal, fácil e simples de usar!

Preencha o formulário abaixo e receba na sua caixa de entrada este material GRATUITAMENTE!

E lembre-se, o mais importante de tudo é entender o que funciona ou não para você. Existem diversos métodos para organização de tarefas, mas a ferramenta não vai fazer milagre se você não se adaptar a ela.

Fontes: Cursos Gestão de Tempo e Produtividade, do Clube Share.

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Gabriela Cardoso
Busco na comunicação uma forma de contar histórias e compartilhar conhecimento com as pessoas. Jornalista por formação (Universidade Feevale), atualmente sou Editora-chefe no Share, onde atuo a frente do Portal Tudo de Share.
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