O que é mais importante: criatividade ou timing?

Clique Aqui e saiba mais

Na primeira edição do Web Summit no Rio de Janeiro, ele não poderia deixar de marcar presença. Alan Sylvain, CEO e fundador da Sylvain, já esteve nos palcos do Web Summit Lisboa e também do Collison, evento realizado pelo Web Summit que acontece no Canadá. No evento brasileiro, Alan trouxe a discussão sobre tempo e criatividade, usando como exemplo a banda Beatles. Os ingleses conquistaram o mundo e são vistos até hoje como uma das bandas mais criativas do mundo. A discussão de Alan traz um olhar para refletirmos sobre a criatividade e a inovação.

A criatividade hoje é um tema hiper valorizado.

As pessoas se intitulam criativas, buscam aplicativos e livros sobre o tema, querendo ao máximo  desenvolver essa skill. E Sylvain apresentou alguns números que comprovam como entendemos a criatividade hoje na sociedade:

  • 95% dos professores acreditam que a criatividade é uma habilidade valiosa para o futuro dos alunos. 
  • 72% dos pais dizem que a criatividade foi especialmente importante para ensinar as crianças 
  • 65% dos CEOs acreditam que habilidades criativas que são muito importantes para a inteligência emocional e as habilidades digitais.

“A criatividade é mais importante do que a inteligência emocional”

No ambiente corporativo, ela é vista como inovação. Um mercado que hoje já movimenta mais de $ 2,5 trilhões, em investimentos e energia de times dedicados a cuidar do setor de inovação das empresas.

A grande discussão é que as empresas estão investindo todo esse dinheiro, mas ainda não é possível medir o quão efetivo todo esse investimento está sendo. Estudos já estão sendo feitos e, na última década, o volume de inovações que foram criadas é relativamente menor. 

“É da própria natureza que toda inovação leve a algo novo, mas nem toda novidade é uma inovação”.

Só a criatividade, só a inovação não é sinônimo de sucesso, precisamos também estar atentos ao momento atual da sociedade. É preciso entender o seu momento e o momento do seu público para aí então investir em inovação e criatividade. 

Para Alan, Os Beatles não teriam todo o sucesso que tiveram se não houvesse apoio da inovação tecnológica da TV e do rádio.  “O timing é a criatividade mais importante” 

É preciso pensar sobre o tema, dentro de toda a linha do tempo, olhando o passado, o presente e o futuro. 

“Não pense na criatividade isoladamente, porque ela existe no contexto de tempo”

A Web Summit Rio

O Rio de Janeiro foi a cidade escolhida para sediar a primeira edição desse evento fora da Europa, e é claro que estamos participando para trazer os melhores insights para vocês.

O evento ocorrerá entre os dias 1 e 4 de maio, com grandes nomes do mercado global. Assim, teremos a oportunidade de receber insights quentes, muita atualização e informações para compartilhar com você!

Inscreva-se para receber a cobertura completa!

E claro, não podemos deixar de agradecer aos nossos patrocinadores que fazem tudo isso ser possível: Azul Linhas Aéreas, TudoAzul e Tecban.

LEIA MAIS:

Web Summit Rio 2023: o que vimos no 1º dia? 

Rotina como ferramenta para criatividade

Métricas, Criatividade e Curiosidade.

Criatividade: a mãe das ideias.

Clique Aqui e saiba mais

Compartilhe:

Cíntia Carvalho
Cintia Carvalho é publicitária de formação, com 9 anos de experiência em marketing digital. Há 6 anos faz parte do time do Share, uma das maiores plataformas de educação para o mercado de comunicação do país, onde atualmente é CMO liderando o time de Marketing. Já realizou a cobertura de alguns dos principais eventos de inovação, tecnologia e marketing como Web Summit, DMEXCO e Viva Tech.
1

Comentários