Web Summit Rio 2023: o que vimos no terceiro dia?

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Apesar de ser um evento intenso, a Web Summit Rio está passando rápida demais e já chegamos no terceiro dia! A rotina inicial é a mesma: abrir o app da conferência e ver a programação previamente salva. Se ontem passamos o dia no palco de Marketing (o PandaConf, lembra?), hoje foi um dia que andamos mais, assistindo palestras em stands de empresas e o palco principal.

O dia começou no stand do Itaú BBA, que ofereceu diversas palestras no dia relacionadas à conteúdo, social media e comunicação. O tema da primeira foi: Além das Redes – uma nova forma de consumir conteúdos online e o impacto dos streamings

Nesse momento conhecemos Fabio Medeiros, ex-Vice-Presidente Latam de Esportes da Warner Bros Discovery, e atual sócio e líder das áreas de produção de conteúdo e transmissões ao vivo da LiveMode, empresa de mídia e marketing esportiva brasileira, responsável pela CazéTV, que brilhou durante a Copa do Mundo.

Ou seja, foi impossível falar sobre o impacto do consumo de conteúdo online sem usar Casimiro e a CazéTV como case.

Para Fabio, a jornada de consumo mudou, e a forma que as pessoas consomem conteúdo está cada vez mais engajada, já que com as redes sociais você consegue não só assistir, mas também interagir. 

Quando se trata de esportes, o desafio continua ainda maior. Falando de jovens: como mantê-los engajados durante um jogo de 90 minutos? Para mantê-los assistindo, o entretenimento e a interatividade são fundamentais.

Um insight muito legal que Fabio Medeiros compartilhou é que cada canal de comunicação é diferente e precisa ter seu conteúdo próprio, pois quando as pessoas mudam de canal/aplicativo, elas mudam as expectativas sobre o que querem ver.

Como nem só de marketing e redes sociais nós vivemos, também participamos de uma palestra sobre segurança de dados. A realidade é que ninguém está imune a hackers e ataques cibernéticos. Pelo menos ⅔ das pessoas caíram em e-mails de phishing no ano passado. 

Inclusive, dicas básicas porém importantes foram ditas: nada de dados pessoais ou sequências de teclado como senhas! Além disso, não esqueçam da grande importância de ativar fatores em 2 etapas de suas contas em canais e plataformas. 

Ok, podemos não viver só de marketing e social media, mas esse assunto é legal demais! 

Também ouvimos a Gabriela Comazzeto, head de Global Business Solutions no Brasil do TikTok.

DESENROLA, BATE, JOGA DE LADINHO! 

Gabriela deixou claro que qualquer um pode ser creator, inclusive as marcas! Se o seu conteúdo for relevante para as pessoas, o TikTok vai impulsiona-lo. Um dos exemplos que ela deu para iniciar essa conversa criativa dentro da plataforma é através de trends.

“As trends são a voz da comunidade”

Para engajar e crescer, é fundamental ouvir e entender o que está acontecendo para a partir disso interagir com essas conversas. Além disso, a força do TikTok está presente de diversas maneiras: há artistas que nasceram nas plataformas, artistas antigos que voltaram a ter voz através dela ou que se potencializaram por conta disso.

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Vitória Santos
Vitória é cearense, estrategista de conteúdo e especialista em redes sociais. Atualmente, atua no Share como Head de Conteúdo e é uma das responsáveis pela comunicação com a comunidade de membros do Clube Share. Além disso, é palestrante e professora do curso ‘Confirma – Estratégias de Redes Sociais para Campanhas Políticas’, onde compartilha sua experiência no marketing político acumulada por quase uma década em campanhas, institutos e partidos políticos no Brasil.
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