Um dos grandes desafios dos profissionais de marketing digital é estar atualizado e por dentro das tendências do mercado. Todos os anos somos cercados de novas atualizações nas redes sociais, novas ferramentas, novos processos e maneiras de gerenciar o nosso trabalho. Tudo isso pode parecer desafiador e, ao mesmo tempo, uma grande oportunidade de aproveitar o ano para construir estratégias diferentes.
Estar por dentro das novidades do mercado, das inovações e das possibilidades tecnológicas é algo que precisa fazer parte da rotina (minha e sua). Mas calma, construímos este conteúdo para te ajudar com um belo compilado de tendências de marketing digital para 2023, para você ficar de olho e compartilhar com a galera do trabalho!
#1 Marketing e propósito
Estamos há um bom tempo acompanhando o comportamento dos consumidores, que passaram a prestar mais atenção na relevância das marcas e, principalmente, no propósito além do slide. As pessoas começaram a construir relações com as marcas através dos seus valores, e o setor de marketing também precisou se ajustar neste processo.
“As pessoas também esperam que as organizações tenham um impacto na sociedade, mais do que nunca, e alinhe promessas com ações.” Mailine Swildens – Google.
Este tópico está alinhado também com o que vimos no Web Summit 2022, durante a fala de James Vincent – CEO da FNDR ao comentar:
“Um dos principais desafios que as marcas vão encontrar nos próximos anos é a falta de confiança.”
Você pode baixar o material com a Cobertura completa do Web Summit 2022, aqui!
#2 Marketing de Influência
Se você ainda não conseguiu trabalhar com o mkt de influência na sua estratégia, está na hora de pensar sobre o assunto. O Brasil possui um grande impacto no mercado com influenciadores. Além disso, nós temos um comportamento extremamente conectado (o que tem tudo para continuar impulsionando a relação de confiança e consumo através da influência).
“71% dos consumidores disseram que confiam na opinião de influencers sobre produtos e serviços.”
(Fonte: Building better connections 2022, Nielsen).
“Mais de 56% dos profissionais de marketing que investem em marketing de influenciadores trabalham com microinfluenciadores.”
(Fonte: Marketing Trends, Hubspot).
Estivemos na Vidcon 2022, o maior evento de criação de conteúdo do mundo. Você pode baixar o material completo, aqui.
Falando nisso, em 2022 tivemos o primeiro palco específico para creators. O maior evento de tecnologia do mundo, criou um espaço para falar apenas sobre o tema, é ou não é um sinal para ficar de olho?
#3 Social Media: desenrola, bate, joga de ladin, e vamos de TikTok
O TikTok apresentou uma nova forma de criar e consumir conteúdo. Com conteúdos curtos e com rápidas mensagens, ele chegou para balançar as estratégias de social media e ainda nos fazer questionar a produção de conteúdo que envolve superproduções.
“O TikTok gerou US$ 4,6 bilhões em 2021, um aumento de 142% em relação ao ano anterior. Com 1,8 bilhão de usuários ativos mensais previstos até o final de 2022.”
(Fonte: The Business of Apps).
E digo mais: segundo a pesquisa realizada pelo Hubspot, 90% dos profissionais de marketing que usam o formato de vídeos curtos, pretende continuar. Além disso, 1 em cada 5 profissionais que ainda não utilizam o formato, pretendem experimentar. Vale testar hein?!
#4 Social Media: conexões e comunidades
Que o conteúdo sempre foi uma forma de se relacionar com o público, isso não é novidade. Mas a tendência está quentinha e vale você considerar: utilizar uma estratégia de conteúdo para gerar conexões e comunidades.
Mais uma vez, uma tendência alinhada ao propósito. Nós realmente estamos em busca de relações valiosas, inclusive de quem consumimos e compramos.
“E é muito importante que o líder dessas comunidades esteja na mesma página. As pessoas querem sentir que estão comprando (de empresas com) valores semelhantes, que se alinham aos seus próprios.” Kate Toon, fundadora da Stay Tooned e autora no Digital Marketing Institute.
#5 Metaverso
Achou que ele ia ficar de fora? Uma das tendências que deu o que falar no marketing digital, o Metaverso gerou conversas, dúvidas, receios e movimentou o mercado nos últimos meses. O cenário ainda é de muita expectativa sobre como as marcas podem de fato se posicionar e construir algo relevante por lá, mas também dúvidas sobre por onde começar.
O grande ponto sobre o metaverso é: como toda tecnologia que chega, não ignore-a, mas tente estudar sobre ela. O objetivo das marcas sempre será entender o melhor caminho para gerar impacto na vida das pessoas, seja em qual ambiente for.
#6 Inteligência Artificial
Já postou o seu avatar no feed? A integração da Inteligência Artificial ganhou espaço no marketing digital e também gerou reflexões importantes, como por exemplo, a palestra do Alex Collmer, Founder & CEO da Vidmob durante o Web Summit 2022. Alex comentou sobre como a inteligência artificial está gerando medo nos profissionais e toda aquela questão de “será que a máquina vai roubar o meu lugar no mercado?”, e ele traz um ponto super válido.
A inteligência artificial é capaz de criar muitas coisas, isso é fato, mas o olhar e a análise humana só nós conseguimos proporcionar. O grande ponto é que, hoje temos a oportunidade de unir a nossa inteligência com a outra. Ver isso como uma possibilidade de criar coisas mais incríveis, é o melhor caminho.
#7 Experiência do cliente
Um tópico super importante que vale estar de acordo com as estratégias das marcas para 2023. Como você vai proporcionar uma experiência melhor aos seus clientes? Como você pode unir as possibilidades tecnológicas à demanda de agilidade e assertividade? São muitas questões, mas que precisamos considerar. Afinal, lembre-se que construir confiança será cada vez mais desafiador para as marcas.
#8 Social Media: mais valor e menos produto
Eu sei, você precisa vender e as redes sociais são o lugar perfeito para que isso aconteça de forma rápida e simples. Mas a tendência é que possamos oferecer cada vez mais valor através do nosso conteúdo e que isso se torne um caminho para fidelizar o público.
Os resultados precisam continuar acontecendo, mas você deve buscar uma maneira mais inteligente, que mostre o valor da marca, o valor da produção de conteúdo, além do produto ou serviço.
Leia também: Social Media: o que é e o que faz o profissional da área?
#9 Geração Z: não precisa conquistá-los, mas aprenda com eles
A Geração Z está com tudo, né? Lançando tendências, novas formas de criar e consumir conteúdo. E muitas vezes a gente se sente deslocado de tudo o que está sendo produzido.
Parece um universo à parte, eu sei… mas o nosso papel aqui é de observar e aprender. Você não precisa tentar vender pra Geração Z, se isso não fizer sentido para a sua marca ou seu cliente. Mas eles estão nos mostrando um novo caminho cheio de autenticidade e personalidade. A grande oportunidade que temos como gerações anteriores é de aprender, adaptar e testar.
#10 Realidade aumentada: experiências imersivas
“O aumento no uso da tecnologia AR significa que a demanda do consumidor por experiências imersivas se tornará ainda mais comum em 2023. Na verdade, prevê-se que mais de um terço da Geração Z fará compras com AR até 2025.” Stephanie Horton – Google
Olha aí a galera da Geração Z, que acabamos de comentar. Um dos caminhos é começar a testar com o próprio smartphone, já que sabemos que a experiência imersiva a partir do óculos pode estar distante da realidade de muitos consumidores no Brasil. O grande desafio para os profissionais de marketing é: estudar e ficar de olho em maneiras de testar.
#11 SEO: a corrida pelas buscas continuam!
O profissional de marketing digital e marketing de conteúdo já sabe que um bom trabalho de SEO precisa fazer parte da entrega. As marcas precisam aparecer (e de preferência na primeira página, né?). SEO não é uma tendência com cara de novidade, mas sem dúvidas é uma tendência importante para começar 2023 entregando mais conteúdo.
“88% dos profissionais de marketing que possuem uma estratégia de SEO aumentarão ou manterão seus investimentos em 2023, o que representa um ligeiro aumento em relação ao ano anterior (84%).”
(Fonte: Marketing Trends, Hubspot).
#12 Marketing e Vendas: o alinhamento perfeito!
Os times que aproveitarem 2023 para alinhar as estratégias de marketing e vendas, já saem na frente. Este sempre foi um desafio para muitas empresas. O alinhamento de metas, compartilhamento de dados e informações, é um processo complicado mas necessário.
Afinal, ambos os setores estão em busca de bons resultados para o negócio. Muitas vezes o que atrapalha o crescimento, é a organização interna.
“O preocupante é que apenas 31% dos profissionais de marketing dizem que suas equipes de vendas e marketing estão fortemente alinhadas. Não é surpresa que quase metade dos profissionais de marketing esteja mudando suas metas em 2023 para o alinhamento de vendas e marketing.” (Fonte: Marketing Trends, Hubspot).
Ufa, bastante coisa, né? Nada como um novo ano para renovar os aprendizados e aplicar novas estratégias de marketing. Aproveite essa lista para selecionar alguns novos objetivos e colocar a mão na massa.
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