O poder do TikTok para os profissionais de Marketing

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Se você pensou que o TikTok era só um aplicativo para os jovens passar o tempo, você não está necessariamente errado. Mas hoje, a sua importância está cada vez maior para marcas, grandes empresas e profissionais de Marketing.

Com a incrível marca de 1 bilhão de usuários ativos em 2022, a rede social mais popular do momento proporciona uma quantidade praticamente infinita de conteúdos para você se inspirar com a criatividade, dinamismo, edição e storytelling dos criadores de conteúdo de lá.

Por isso, preparamos este artigo para te apresentar os poderes do TikTok, especialmente para os profissionais da área criativa que ainda não se aventuraram por lá! Prepare-se para anotar as dicas e fique de olho nos dados \o/

O TikTok possui um alcance incrível

Um levantamento realizado pela WeAreSocial mostrou que o TikTok está no TOP 10 no ranking de redes sociais com mais usuários. A marca de 1 bilhão de usuários corresponde a cerca de 14% da população mundial. Além de ter sido o 7º aplicativo de rede social mais baixado em 2021, a rede chinesa também já ultrapassou Twitter, Telegram, Reddit, Pinterest e Snapchat em usuários ativos mensais.

De acordo com a Statista, o Brasil é o segundo país que mais usa o TikTok no mundo inteiro, perdendo apenas para a China. São cerca de 4,72 milhões de brasileiros que utilizam a plataforma.

E se isso fosse só pra fazer dancinha, ia faltar coreografia, hein?!

Sobre a audiência da rede

No Brasil e no mundo, as mulheres dominam o aplicativo. Segundo pesquisa do BusinessOfApps, cerca de 59% usuários do Tiktok são mulheres. 39% são homens e 2% são pessoas que não se identificam a esses dois gêneros.

De acordo com os dados do próprio TikTok, 66% dos usuários têm menos de 30 anos. A grande maioria das pessoas que usam a rede possuem entre 16 e 24 anos.

Esses são números importantíssimos na hora de avaliar se vale a pena para a sua audiência estar lá ou se gostaria de atrair mais pessoas dependendo do público-alvo. Para quem trabalha com Marketing de Influência, esses pontos são fundamentais na hora de pensar em campanhas por lá.

E você passar um tempinho rolando o feed do app, não vai demorar muito para se deparar até com criadores de TODAS as idades por lá. A real é que tem espaço e nicho para todo mundo! O importante é você conseguir encontrar as narrativas que fazem sentido para a sua marca participar.

Compras no Brasil

Dados da própria plataforma afirmam que 25% dos usuários buscam ou compram um produto na internet imediatamente após vê-lo no TikTok.

Em relação ao nosso país, a taxa de conversão de anúncios publicados é super positiva: cerca de 38% dos brasileiros já compraram algo a partir de algum anúncio visto na TikTok, de acordo com a pesquisa realizada pela OpinionBox.

Leia mais: Como nascem as tendências no TikTok

5 perguntas para fazer na hora de decidir se vale a pena estar no TikTok:

1. Sua audiência está na plataforma? Além da importância de você fazer uma conta pessoal para conhecer o aplicativo diretamente, é super importante conhecer bem a sua audiência antes de migrar para o TikTok. Lembre-se dos dados que compartilhamos acima: como existe uma forte presença brasileira na plataforma, com certeza existe também interesse em conhecer novas marcas e em comprar.

2. Posso agregar valor ao meu público no TikTok? A rede chinesa não é como as outras – logo, não é interessante criar um perfil para divulgar a mesma coisa que você faz em outras redes sociais. As pessoas estão lá procurando algo diferente do que já encontram no Instagram e em outras redes tradicionais. Vídeos curtos, mais espontâneos e com menos pressão de venda costumam engajar bem mais por lá.

3. O investimento de tempo e recursos vale a pena? A gente sabe: o ideal é estar em todas as redes, mas nem sempre temos profissionais suficientes e investimento para isso. Embora os usuários do TikTok prefiram conteúdo autêntico e de baixa produção, ainda há um investimento envolvido na execução de vídeos inteligentes e envolventes. Logo, é algo a se pensar.

4. Posso fazer no TikTok o que eu não posso fazer em meus outros canais? Existe uma oportunidade para você fazer algo diferente com o estilo da sua marca? Com toda certeza! Mas também se pergunte se algo novo seria interessante para o seu negócio agora.

5. O TikTok e as oportunidades que ele oferece estão alinhados com meus objetivos de social media? Já falamos por aqui: Não existe estratégia sem objetivos, e o que você faz em todas as redes sociais precisa estar ligado a isso.

Leia mais: Descomplicando o planejamento de marketing digital

Como o aplicativo sabe o que você quer ver?

Durante a criação da sua conta, cada pessoa deve classificar como interessantes ou não temas diversos, como animais de estimação e viagens. Depois disso, quando o usuário abrir o aplicativo pela primeira vez, visualizará vários vídeos populares referentes aos assuntos considerados divertidos. A partir daí, uma combinação de fatores passará a classificar os vídeos e definir o que será exibido na sequência.

Uma das principais métricas de avaliação é a interação com os vídeos. O algoritmo identifica como interação o ato de curtir, compartilhar ou deixar comentários nos clipes, além das contas que cada pessoa segue. O conteúdo que o indivíduo cria também é utilizado nessa varredura.

Como criar conteúdos para a sua marca? Se liga na checklist!

  • Monitore os interesses e desejos do seu público. Crie um conteúdo que corresponda às necessidades deles;
  • Convide seguidores da marca de outras redes sociais para acompanhem o seu perfil no TikTok;
  • Colabore com parceiros, criando e publicando vídeos em collab;
  • Analise tendências e tente aproveitá-las (áudios que estão em alta, desafios, tutoriais, memes);
  • Escolha adequadamente e use hashtags nos vídeos;
  • Não crie legendas muito grandes, a mensagem deve ser simples e curta.

Aproveite para colocar em prática as dicas, sem dúvidas você vai se divertir produzindo os conteúdos no TikTok. E claro, compartilhe o conteúdo com a galera que precisa de uma ajudinha para começar a produzir por lá! \o/

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Vitória Santos
Vitória é cearense, estrategista de conteúdo e especialista em redes sociais. Atualmente, atua no Share como Head de Conteúdo e é uma das responsáveis pela comunicação com a comunidade de membros do Clube Share. Além disso, é palestrante e professora do curso ‘Confirma – Estratégias de Redes Sociais para Campanhas Políticas’, onde compartilha sua experiência no marketing político acumulada por quase uma década em campanhas, institutos e partidos políticos no Brasil.
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