O e-commerce não é uma aventura

Capa para artigo de Gabriel Bontempo sobre e-commerce
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Oi pessoal! Me chamo Gabriel Bontempo, sou publicitário e trabalho com e-commerce desde 2012. Sou mentor da novíssima Comunidade E-commerce aqui no Share e também serei colunista, a partir de hoje, aqui no Portal Tudo de Share, trazendo minhas opiniões e dando dicas para quem quer montar uma operação de e-commerce rentável.

Desista de ter um e-commerce

Gostaria de iniciar minha coluna com uma breve reflexão/provocação. Em minhas aulas, consultorias e conversas, me acostumei a dizer que “minha missão é fazer que você desista de ter um e-commerce”. Quando falo isso, gosto de ver a reação das pessoas, que quase sempre é de espanto, seguido por um sorriso amarelo. Ao se recuperarem, eu completo “na verdade, minha missão é que você faça um projeto de e-commerce com a dedicação e cuidado que esse tipo de negócio exige, pois já passamos da fase de ‘aventureiros digitais”.

Quando entrei nessa área de e-commerce e empreendedorismo digital, tive a sorte de conviver com pessoas que realmente fazem o negócio no dia-a-dia. Que suam para trazer resultado, que pensam, analisam, planejam sem parar, para que o e-commerce traga resultados constantes e maiores. Por isso, nunca percebi esse negócio como a solução de todos os problemas comerciais das empresas, como alguns gurus apresentam. Mas sim como uma verdadeira unidade de negócio que precisa ser muito bem avaliada antes de ser tocada.

Planejar, agir, checar, fazer

Se você, que chegou até esse texto, tem pretensão de abrir um e-commerce nos próximos meses, eu te peço uma coisa relativamente simples: planeje. Pense o seu site como uma verdadeira loja dentro da sua empresa. Tome cuidado com os aspectos visuais, comerciais e, principalmente, operacionais. Claro que, quanto menor o tamanho do seu projeto, maior a liberdade em arriscar com o site já no ar.

Se você já tem um e-commerce e está pensando no que pode fazer para mudar o cenário e/ou aumentar ainda mais suas vendas: planeje mais ainda. Adote a cultura de 5/5/5 (o que meu projeto vai entregar em 5 dias, 5 meses e 5 anos?) e estruture sua loja virtual como realmente um negócio, e não uma aventura.

Ciclo PDCA – planejar, agir, checar e fazer.

O poder do benchmarking

E qual a melhor fonte de planejamento para um e-commerce? Benchmarking. Visite sites concorrentes, pegue o melhor de cada um. Compre produtos de lojas de outros ramos de mercado e veja o que elas fazem de interessante e que consiga ser aplicado ao seu negócio. Assista webinars e palestras, participe de eventos. Às vezes, aquela palestra que parece ‘mais do mesmo’ te traz um único insight que realmente será ponto chave na sua operação, será o que te trará retorno.

Os melhores ensinamentos estão na rua, com quem faz o mercado no dia-a-dia. Muitas das vezes as soluções são simples, baratas e vão fazer uma grande diferença naquilo que seu consumidor mais necessita: experiência.

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Gabriel Bontempo
Gabriel Bontempo
Publicitário graduado pela Universidade Federal de Goiás (2013) e especialista em Comunicação Empresarial e Mídias Digitais (IPOG – 2016), atua na área de e-Commmerce desde 2012, tendo passado por diversos varejistas e agências de performance de atuação nacional como Iguatemi Fortaleza, BR Home Centers e Jaguar/Land Rover. Atualmente, gerencia a área de e-commerce da Freitas Varejo, maior loja de utilidades domésticas da região nordeste do país. Certificado CMX (Commerce Management Executive) pela EICOM, Google Analytics Expert (Google) e e-Commerce Expert (VTEX), é professor de MBA em instituições de ensino nacionais.
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