Criadores do Instagram lançam uma nova rede social que promete ser o “TikTok de textos”

capa para artigo sobre a nova rede social artifact
Clique Aqui e saiba mais

Os fundadores da rede social da Meta, Kevin Systrom e Mike Krieger (que inclusive, é brasileiro!) se uniram mais uma vez para lançar um novo aplicativo social, com foco inicial em conteúdo de texto.

Chamado de ‘Artifact’ – uma combinação de artigos, fatos e inteligência artificial –, o novo app foi projetado para oferecer uma experiência de notícias com curadoria, com base em seus interesses. A curadoria de notícias será realizada por editores e por veículos renomados, como o The New York Times e até blogs menores e mais segmentados. 

Vem aí um TikTok de textão?

“Toque nos artigos que lhe interessam e o Artifact fornecerá postagens e histórias semelhantes no futuro, assim como assistir a vídeos na página ‘For You’ do TikTok ajusta seu algoritmo ao longo do tempo”, explica os fundadores.

O app já pode ser encontrado nas lojas de aplicativos iOsS e Android. Por enquanto, o aplicativo está em fase beta e funcionando de maneira privada, apenas com convite. É preciso aguardar em uma lista de espera para abrir uma conta.

mockup com imagem da nova rede social artifact
(Reprodução/Artifact)

É importante lembrar que essa novidade chega em meio à dominação de vídeos curtos nas redes sociais. Além disso, a criação dessa nova rede também pode ser uma resposta ao Twitter, que apresenta controvérsias desde que Elon Musk assumiu como CEO

A inovação do TikTok foi mostrar conteúdos usando apenas previsões algorítmicas, independente de quem você segue. O Artifact seguirá a mesma linha, mas para o texto. Para Kevin Systrom, esse é o futuro do social.

O que podemos esperar?

Ainda novo no mercado, o Artifact ainda não se comprometeu com um modelo de negócios. 

Enquanto isso, Systrom e Krieger estão financiando o próprio projeto, e uma equipe de sete pessoas está trabalhando no aplicativo, incluindo Robby Stein, um dos principais executivos de produtos do Instagram de 2016 a 2021.

Enquanto isso, seguimos acompanhando para poder compartilhar tudo com você em breve o/

LEIA MAIS:

Clique Aqui e saiba mais

Compartilhe:

Vitória Santos
Vitória é cearense, estrategista de conteúdo e especialista em redes sociais. Atualmente, atua no Share como Head de Conteúdo e é uma das responsáveis pela comunicação com a comunidade de membros do Clube Share. Além disso, é palestrante e professora do curso ‘Confirma – Estratégias de Redes Sociais para Campanhas Políticas’, onde compartilha sua experiência no marketing político acumulada por quase uma década em campanhas, institutos e partidos políticos no Brasil.
1

Comentários