Chegou aquela época do mês em que você precisa montar o seu relatório de resultados com o Google Ads? Este artigo tem como objetivo te ajudar neste processo e listar alguns tópicos importantes para você considerar na sua análise de resultados. Aproveite o conteúdo!
Para que o seu relatório faça sentido para gestores e clientes, você precisa considerar alguns pontos, como:
- Cenário atual: quanto de verba foi utilizada ao longo do mês, quais eram as suas metas, o que foi feito…
- Cenário futuro: a partir dos resultados alcançados, o que vamos fazer para melhorar a nossa entrega? Quais são os próximos passos?
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O que não pode faltar no Relatório de resultados do Google Ads?
- Objetivos claros e metas específicas
Antes de começar a criar suas campanhas de publicidade no Google Ads, é importante definir claramente seus objetivos e metas específicas. O que você espera alcançar com sua campanha? Você quer aumentar o tráfego para seu site, gerar leads, aumentar as vendas ou melhorar a conscientização da marca? É fundamental ter objetivos claros e metas específicas, para que você possa medir o sucesso de sua campanha e fazer ajustes quando necessário. Assim, você poderá considerar estes pontos no seu relatório.
- Análise de desempenho
Para avaliar o desempenho de sua campanha de publicidade no Google Ads, é importante realizar uma análise completa de desempenho regularmente. Você pode medir o desempenho da campanha com base nas impressões, cliques, taxa de cliques, custo por clique (CPC), custo por aquisição (CPA) e outras métricas relevantes. Ao avaliar o desempenho de sua campanha, você pode identificar quaisquer problemas ou áreas que precisam de melhorias.
- Relatório de palavras-chave
As palavras-chave são uma parte fundamental da publicidade no Google Ads, e é essencial que você monitore suas palavras-chave regularmente. Um relatório de palavras-chave pode ajudá-lo a avaliar o desempenho de suas palavras-chave e identificar palavras-chave que não estão gerando tráfego ou conversões. Você também pode usar o relatório de palavras-chave para encontrar novas palavras-chave relevantes para sua campanha.
- Análise de concorrentes
Não é apenas importante monitorar seu próprio desempenho no Google Ads, mas também importante monitorar seus concorrentes. A análise de concorrentes pode ajudá-lo a entender melhor o mercado em que está competindo e identificar oportunidades para melhorar sua própria campanha. Você pode avaliar seus concorrentes com base no orçamento de publicidade, as palavras-chave que estão usando e as estratégias que estão empregando.
- Relatório de conversões
Por fim, é essencial que você monitore as conversões em sua campanha de publicidade no Google Ads. As conversões são as ações que você deseja que seus usuários realizem após clicar em seu anúncio, como preencher um formulário, fazer uma compra ou fazer uma chamada telefônica. Ao medir as conversões, você pode avaliar o sucesso de sua campanha e fazer ajustes para melhorar a taxa de conversão.
Dicas bônus para trabalhar com Google Ads
- Não faça muitas alterações, assim você não conseguirá avaliar com precisão o que deu mais resultado. Tenha paciência para avaliar o que mudar;
- As campanhas exigem um acompanhamento diário. Não cometa o erro de abandonar o trabalho ;
- Valide as métricas do Painel do Google Ads, para entender o que faz sentido de acordo com os KPI`s da marca.
- Salve suas análises recorrentes e importantes como relatórios
- Guarde todos os insights acionáveis gerados. Faça da geração de relatórios inteligentes um processo recorrente.
- Assim como existem muitas maneiras de personalizar seus relatórios, também há diversas formas de salvar esses relatórios:
- Salve diferentes conjuntos de colunas na guia “Campanhas”
- Programe e envie relatórios por e-mail para você mesmo ou qualquer outra pessoa na sua conta
- Visualize relatórios salvos personalizados na guia “Relatórios”.
- Crie relatórios de nível superior em várias contas com relatórios da conta de administrador.
Essas são as dicas sobre o que não pode faltar em seu relatório de marketing e vendas ao trabalhar com publicidade no Google Ads. Vale lembrar que o seu relatório pode ter mais ítens e dados específicos, de acordo com o seu planejamento de mídia.
Outra dica é: não pense que para ter bons resultados ou melhorar os seus índices, a resposta está sempre no dinheiro. A resposta para melhorar os seus números pode estar nas suas estratégias e testes realizados.
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