No dia 17 de outubro de 2023, o X (ex-Twitter) implementou uma taxa de US$1 por ano para novos usuários em dois países, Nova Zelândia e Filipinas. Essa assinatura faz parte do programa “Not A Bot” e foi desenvolvida com o objetivo de combater o spam, manipulação de algoritmos e atividades de bots na plataforma.
Novos usuários nesses países também são obrigados a verificar suas contas usando um número de telefone. O motivo da escolha desses dois países não foi esclarecido, mas há especulações de que o X tenha observado atividades suspeitas envolvendo bots e contas falsas nessas regiões.
Para os novos usuários que optarem por não assinar o serviço, só será possível realizar ações de “somente leitura”, como ler posts, assistir vídeos e seguir contas, sem a capacidade de interagir de outras formas na plataforma.
Social Media – Como definir metas de resultados?
Ainda há dúvidas se a nova taxa de 1 dólar se aplica apenas aos novos usuários que se cadastram na plataforma por meio da web. Os termos e condições do programa “Not A Bot” indicam que as pessoas também poderão se inscrever nos aplicativos iOS e Android do X, embora a postagem principal na Central de Ajuda da plataforma especifique inicialmente a web. O que sugere que a cobrança de US$1 por ano poderá ser aplicada a novos usuários que se cadastrarem nos aplicativos móveis da plataforma nessas regiões.
Apesar de tudo, não é uma surpresa!
Elon Musk expressou desde o início de sua aquisição do Twitter sobre a sua intenção de implementar uma assinatura paga. Ele acredita que esse tipo de cobrança poderá ajudar a reduzir a atividade de bots na plataforma, embora apenas uma porcentagem muito pequena de usuários provavelmente estaria disposta a pagar por esse serviço.
LEIA MAIS:
Pesquisa para Criação de Conteúdo: por onde começar?
A Inteligência Artificial vs O comportamento dos brasileiros
Como otimizar o SEO no Instagram?