O YouTube está lançando um novo espaço exclusivo para creators interagirem com seus fãs e espectadores dentro da plataforma, funcionando como um servidor do Discord integrado ao canal do criador.
Antes, muitos criadores e seus fãs migravam para outros lugares, como o Discord, para fomentar uma comunidade mais próxima. Com essa novidade, o YouTube se posiciona como um hub completo, oferecendo todas as ferramentas para que creators e o público se conectem sem precisar sair da plataforma.
O YouTube vê as Comunidades como um espaço dinâmico para conversas e conexões, onde os criadores mantêm controle total sobre seu conteúdo. A ideia é que as interações fluam de forma natural, como em fóruns.
Por exemplo, na Comunidade de um criador de conteúdo fitness, os fãs também podem compartilhar suas próprias experiências, postando vídeos e fotos de suas caminhadas ou treinos mais recentes.
Seguindo tendências
De acordo com pesquisas e estudos na área de comportamento digital, destacam-se algumas tendências em 2024:
- As pessoas estão buscando novas maneiras de se conectar, tanto com marcas quanto com outras pessoas.
- Há uma procura crescente por espaços tranquilos e seguros na internet, onde possam se desconectar da agitação das grandes plataformas.
- Comunidades nichadas, DMs, chats em grupos e áreas mais restritas estão ganhando popularidade, tornando-se os espaços preferidos para interações mais pessoais e seguras.
O YouTube está de olho nessas tendências e, com sua nova funcionalidade de servidores integrados ao canal, está testando um novo jeito de conectar creators e público. A novidade deve ser lançada oficialmente no início de 2025.
Leia mais:
Por dentro de um dos maiores eventos de Marketing Digital do mundo – DMEXCO 2024
Como evitar que os seus dados sejam usados para treinar a IA da Meta
Como um porco-espinho pode ajudar sua estratégia de conteúdo