13 Ferramentas úteis para profissionais de marketing digital

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Encarar os desafios do setor de marketing não é nada fácil, por isso, vale você contar com ajuda de ferramentas para que a sua rotina seja mais ágil. Separamos aqui, algumas ferramentas para te ajudar a melhorar o seu trabalho com marketing digital!

Um dos principais motivos pelos quais o setor de marketing é tão incrível, é que temos a nosso favor tantos desenvolvedores e empreendedores criativos, que continuam surgindo com novas ferramentas. A quantidade de inovação em marketing digital é impressionante, e você pode experimentar novas ferramentas e processos todos os dias 🙂

Com isso em mente, aqui estão 13 ferramentas inovadoras que você pode experimentar na sua rotina como profissional de marketing:

  1. Clarice.ai
  2. Capcut
  3. VennGage
  4. SEMrush
  5. Rytr
  6. SentiOne
  7. Unbounce
  8. Finteza
  9. Text Optimizer
  10. Estúdio de Criação do Facebook
  11. Buffer
  12. Followgen
  13. Joomla

Clarice.ai: a inteligência artificial que vai te ajudar a escrever melhor

Não tem como escapar, né?! A gente precisa produzir e escrever muito. O dia a dia pode acabar tirando a nossa atenção com a qualidade ou errinhos no texto. Por isso, vale contar com a ferramenta, que te ajuda com algumas percepções de melhorias e também de erros que você deixou passar.

Capcut: para te ajudar nos vídeos e dar aquele gás nos anúncios!

O conteúdo visual é fundamental nas redes sociais, cada marca posta uma combinação de imagens e vídeos coloridos para manter seu feed atualizado e envolvente.

Mas se todo mundo está fazendo isso, como você pode se destacar na multidão e fazer com que sua marca seja vista? Experimente alguns aplicativos novos e inovadores!

O Capcut está disponível para Android e iOS e não tem muito mistério para usar. Na verdade, quanto mais você vai usando, mais você vai descobrindo possibilidades e pegando o jeito da coisa.

Um dos pontos positivos do Capcut é a possibilidade de gravar um vídeo direto na ferramenta ou importar um ou mais vídeos para edição. Esses vídeos ficam adicionados como projetos, que você pode tranquilamente renomear, duplicar ou remover do aplicativo.

VennGage: Crie uma identidade de marca

Você sabe o que a maioria das marcas está perdendo hoje em dia? Consistência visual.

A maioria das marcas apenas publica um conteúdo sem nunca pensar duas vezes, mas o poder de construir associações visuais não deve ser subestimado. A mente das pessoas é baseada em elementos visuais – esquecemos nomes, mas lembramos cores e conceitos visuais.

É por isso que manter uma identidade consistente (cores, elementos de logotipo, fontes, etc.) é tão importante para estabelecer e construir uma presença reconhecível.

Venngage tem um recurso “Brand Kit” que salva todos os elementos de identidade da sua marca e garante que seu conteúdo use o mesmo esquema de cores e elementos de identidade visual em seus trabalhos.

SEMrush

Todo profissional de conteúdo e SEO deve conhecer essa plataforma! O SEMrush é frequentemente usado para pesquisa de palavras-chave e dados de classificação online, incluindo métricas como volume de pesquisa e custo por clique. Conteúdos atuais e específicos sempre atraem leads qualificados, por isso é super importante!

Possui versão gratuita e paga.

Rytr

Rytr é um assistente de escrita por inteligência artificial que ajuda você a criar conteúdo. Suporta mais de 30 idiomas, oferece tom de voz (formal, assertivo, casual, etc) e templates de texto. Possui três opções de planos: gratuito, econômico e ilimitado.

SentiOne: Social Listening com base em IA

SentiOne usa inteligência artificial para levar o social listening a um nível totalmente novo – a ferramenta ajuda você a:

  • Coletar o contexto online para sua marca (e ajudar você a nunca perder o que é realmente importante, priorizando certas mensagens);
  • Auxiliar sua equipe de suporte ao cliente a responder as mensagens de mídia social mais rapidamente usando o assistente baseado em IA;
  • Analisar dados para identificar influenciadores de nicho e embaixadores da marca;

Em outras palavras, o aplicativo coleta, classifica e prioriza os dados, além de ajudar você (e sua equipe) a agir de acordo com essas informações, impulsionando suas estratégias de resposta e alcance.

Unbounce

Essa ferramenta é voltada para a criação de landing pages, onde você pode criar suas próprias páginas, com ferramentas de redação de inteligência artificial e tráfego otimizado. Oferece soluções para vários tipos de negócios, de marcas pessoais à comércios digitais.

Finteza: Identifique seu conteúdo e CTAs de melhor desempenho

Ter seus CTAs corretos é a chave para maximizar seu sucesso de marketing digital e, com a Finteza, você pode testes A/B de seus CTAs para identificar aqueles que geram mais cliques e conversões.

O bom da plataforma é que você não precisa de ajuda técnica para configurá-la. É muito fácil criar várias campanhas de remarketing e comparar seu desempenho!

Text Optimizer: crie conteúdo mais inteligente

Criar um novo conteúdo que realmente ajude e envolva é sempre um desafio, seja para o seu blog ou redes sociais. A ferramenta usa análise semântica para gerar uma lista de conceitos e perguntas relacionados sobre qualquer tópico fornecido.

E, na maioria dos casos, é uma revelação, pois ela sugere perguntas relacionadas, e essas sempre funcionam bem para gerar comentários e discussões do meu público.

Estúdio de Criação do Facebook

Estúdio de Criação do Facebook/Meta.
Estúdio de Criação do Facebook/Meta.

Para quem ainda não pode investir, sempre recomendo o Estúdio de Criação do Facebook. A ferramenta da Meta permite agendar diversos formatos de conteúdos no Facebook e no Instagram de maneira gratuita, podendo inclusive configurar textos específicos para cada rede.

Uma das coisas mais legais é que o Estúdio de Criação sugere os melhores horários para postagem de acordo com o público de cada perfil. Possui algumas limitações na programação de stories, mas é de grande ajuda para quem administra mais de uma conta com pouca ou nenhuma verba.

Buffer: agendamento de conteúdo 

Utilize o aplicativo para agendar o seu conteúdo a ser publicado nas redes sociais como Facebook, LinkedIn e Twitter, e poste no período em que achar que obterá uma melhor resposta. Com o Buffer, você também consegue simplificar o processo de distribuição de conteúdo para cada canal, de forma rápida e eficaz.

Antes, pesquise quais são os melhores horários em sua região para a publicação de conteúdo em diferentes redes sociais. Cada uma delas têm as suas particularidades em relação ao tipo de abordagem ao usuário.

Followgen: segmentação de usuários

O Followgen permite à marca ter acesso a um público que potencialmente poderá se interessar por seus produtos e serviços. É um aplicativo que torna muito mais eficaz o trabalho de divulgação por facilitar com que você “converse” com as pessoas certas.

Joomla: blogs, sites institucionais, landing pages…

O Joomla é uma outra ótima opção gratuita para criar blogs e sites, é de fácil uso e acessível a usuários de qualquer nível. Ele não se diferencia muito do WordPress em seu funcionamento mais básico, tendo um painel de configurações que permite estruturar as páginas como o usuário desejar.

Conclusão: não subestime o poder das ferramentas! Nem todos eles vão ficar com você por meses ou anos, mas ainda é benéfico experimentar novas opções regularmente. Teste essas opções e facilite o seu trabalho! \o/

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