5 Livros que Todo Criador de Conteúdo Deveria Ler

Clique Aqui e saiba mais

Eu considero a leitura minha forma preferida de absorver conhecimento. A maior parte do que sei hoje veio dos livros, combinada, claro, com muita prática.

Por isso, decidi compartilhar uma lista de obras que considero indispensáveis para quem trabalha com comunicação e produção de conteúdo. Algumas dicas são óbvias, enquanto outras, nem tanto.

O Herói e o Fora da Lei

Se você trabalha com branding e quer entender como marcas fortes criam conexões profundas com seus consumidores, O Herói e o Fora da Lei é a leitura perfeita. Escrito por Margaret Mark e Carol S. Pearson, o livro explora a criação de identidades de marca a partir de arquétipos universais — que são amplamente usados pelo mercado, pelo menos. Esses arquétipos são padrões psicológicos presentes em praticamente todas as culturas.

Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI

Para entender como o marketing de conteúdo se tornou essencial para conquistar e engajar clientes na era digital, este livro é fundamental. Ele funciona como um verdadeiro guia prático, pois vai além dos conceitos e mostra como aplicar estratégias que atraem, educam e convertem seu público. Rafael Rez explica, de maneira bastante objetiva, como criar conteúdos relevantes e valiosos, que posicionam sua marca como autoridade no mercado e, assim, fortalecem a relação com os consumidores.

Roube como Um Artista

Perfeito para criativos, empreendedores e profissionais de diversas áreas, Roube Como um Artista é um lembrete poderoso de que a criatividade envolve, antes de tudo, colaboração, influência e prática constante. Austin Kleon defende que, em vez de buscar ser completamente original, você deve “roubar” o que há de melhor nas ideias dos outros, criando algo único a partir disso. Embora seja uma leitura rápida, ela é transformadora.

A Jornada do Escritor

Se você deseja entender a estrutura por trás das grandes histórias, A Jornada do Escritor é o livro ideal. Inspirado pela obra de Joseph Campbell sobre mitos e heróis, o livro adapta a famosa Jornada do Herói para o universo da narrativa contemporânea. Ele mostra como essas etapas arquetípicas podem ser aplicadas na criação de histórias mais envolventes e impactantes. Este livro é, portanto, obrigatório para escritores, roteiristas e criadores de conteúdo que buscam narrativas mais cativantes.

Criatividade S.A.

Esse livro é um verdadeiro manual para quem busca criar e manter um ambiente que favoreça a inovação e a criatividade. Escrito por Ed Catmull, cofundador da Pixar, Criatividade S.A. revela os bastidores de uma das empresas mais criativas do mundo. Além disso, ele compartilha lições valiosas sobre liderança, cultura organizacional e, claro, o processo criativo.

Essas leituras não se limitam apenas a estratégias de conteúdo e processos criativos, mas também contribuem individualmente para o desenvolvimento de habilidades essenciais. Por isso, quem trabalha nessas áreas deve ter um repertório sólido e saber aplicá-lo, pois isso é fundamental para gerar valor e se diferenciar no mercado como profissional.

Imagem: Reprodução / BULLETT Magazine, Volume VI – Photography by Charlie Engman – Styling by Christian Stroble

Clique Aqui e saiba mais

Compartilhe:

Wezeck Nogueira
A comunicação chegou por acaso na minha vida e conquistou de forma arrebatadora. Minha experiência com o trabalho criativo vem da junção entre a formação em Letras, a produção de eventos culturais em Fortaleza, criação de conteúdo autoral e estratégias de comunicação para marcas e organizações de diversos segmentos nos últimos anos no Ceará, Rio de Janeiro e São Paulo, Minas Gerais, Maranhão. Atualmente, sou head de marketing da Pharos, uma empresa de consultoria empresarial com clientes em todo o Brasil.
1

Comentários