A ordem dos fatores importa

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Quando pensamos num e-commerce a primeira imagem que vem a nossa mente é o catálogo. Isso porque é importante facilitar a compra do cliente. Sites confusos, poluídos  visualmente e pouco responsivos podem afastar os compradores do seu produto. Ninguém aqui quer isso, certo?! 

Você sabia que cerca de 70% dos carrinhos de compra on-line são abandonados antes da finalização? Tornar a experiência do comprador na página acessível e simples aumenta as chances de pagamento.

Então vamos começar do começo.

Informação é a alma do cadastro

 É através do cadastro que os produtos  serão apresentados para o consumidor. A qualidade do cadastro, o volume de informações e gatilhos em imagens e textos são influenciadores diretos de compra.

Um ponto importante para que você perceba como fazer a descrição dos produtos é: ela substitui a experiência da loja física. Por isso, você deve antecipar possíveis dúvidas e colocar o máximo possível de informações sobre o produto para que o cliente se sinta seguro de que o produto atende às suas necessidades. O consumidor com dúvidas não compra. 

 Informações como: marca, tamanho, composição, potência, funções são o básico para a descrição. Faça um pequeno resumo sobre o produto, falando sobre as possíveis experiências que se pode ter com ele. Escreva textos curtos com descrições sucintas e eficazes.Outro fator importante, é o título do produto, nomeie com o mesmo nome pelo qual o cliente procuraria aquele produto, em lojas físicas ou mecanismos de busca.

Imagem perfeita

A imagem do produto é tão importante quanto a descrição, pois muitas vezes, a compra é feita pelo visual.  As imagens precisam ser realistas, explorando detalhes, dimensões, material ou cores com fidelidade; isso aumentará a confiança na hora da decisão de compra.

Fotos de produtos para e-commerce devem ser, essencialmente, fotografias próprias, em bons ângulos e com alta resolução. Atente-se à iluminação e ao tratamento da imagem, para que o consumidor consiga ver e analisar todas as características de seu produto.

Utilize contextos sobre como aquele item funciona, qual o seu tamanho e como ele pode ficar na casa do possível comprador.

Resultado

O esforço do cadastro perfeito, da facilitação da compra, do investimento em um e-commerce intuitivo, leva ao resultado que perseguimos: vendas. Mas para além de vendas únicas, você pode ganhar a confiança e a recorrência do comprador – sem falar nas indicações. 

Em ambientes super competitivos, como o  mercado de e-commerce, fazer o básico bem feito é fundamental para conseguir sucesso. Muito mais que sites super caros, dê destaque aos seus produtos, ao olhar para a sua loja on-line se pergunte: “Eu compraria aqui? Indicaria esse site? compraria mais de uma vez?”

Capriche na experiência do usuário. Isso pode resultar na diferença entre o finalizar ou o abandono do carrinho do seu comprador.

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Gabriel Bontempo
Gabriel Bontempo
Publicitário graduado pela Universidade Federal de Goiás (2013) e especialista em Comunicação Empresarial e Mídias Digitais (IPOG – 2016), atua na área de e-Commmerce desde 2012, tendo passado por diversos varejistas e agências de performance de atuação nacional como Iguatemi Fortaleza, BR Home Centers e Jaguar/Land Rover. Atualmente, gerencia a área de e-commerce da Freitas Varejo, maior loja de utilidades domésticas da região nordeste do país. Certificado CMX (Commerce Management Executive) pela EICOM, Google Analytics Expert (Google) e e-Commerce Expert (VTEX), é professor de MBA em instituições de ensino nacionais.
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