Como planejar seu e-commerce para 2023

Capa para artigo de Gabriel Bontempo sobre planejamento e-commerce 2023
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Quem trabalha com e-commerce deve estar sentindo o caos desse fim de ano. É Black Friday, Cyber Monday, Natal, Copa do Mundo, tudo ao mesmo tempo.

Mas quem é gestor ou empreendedor, tem ainda mais um motivo pra se enrolar e pensar nessa época: planejamento do ano que vem. 2023 já está aí e é preciso se planejar para conseguir atingir o resultado esperado.

Para que o planejamento seja feito de forma correta e aplicável, é preciso entender as nuances do mercado e do ano que vem pela frente. Por exemplo, não tem Copa do Mundo, que potencializa alguns nichos, mas também não tem eleições, que esse ano atrapalhou vários mercados.

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Mas afinal, como montar o planejamento de e-commerce para conseguir executar sem surpresas em 2023?

O princípio é dividir o planejamento entre receita, despesas fixas e despesas variáveis. Assim você consegue controlar melhor o que depende das vendas e o que você tem que pagar de qualquer jeito.

Preencha primeiro as despesas fixas, afinal você terá que pagá-las de qualquer maneira e, por ser o mesmo valor todos os meses, fica mais fácil de controlar e iniciar. Não se esqueça de despesas como aluguel do espaço, telefone, internet, computadores, etc. Quanto mais detalhes colocar no planejamento, melhor é o controle no decorrer do ano.

Após preencher as despesas fixas, chega a hora de ir para as despesas variáveis. Insira ali os impostos, o custo médio da mercadoria, os gastos com plataforma, sistemas, marketing, taxas de cartão, anti-fraude e tudo mais que varia de acordo com a receita.

Pronto, o principal você tem, o resumo das despesas que você terá no decorrer do ano. Agora precisamos pensar de onde vai sair o dinheiro para bancar todo esse custo. Ele pode vir das vendas online, mas também pode vir na forma de mídia (no caso de você ser um marketplace), compra de aplicativo, recurso próprio (dono também tem que desembolsar uma grana, principalmente em projetos iniciais) e qualquer outra forma de receita que possa fazer sentido para seu negócio.

Fazer planejamento de e-commerce não é receita de bolo (e nada na verdade é, nesse mundo corporativo). É preciso montar um planejamento que faça sentido para sua realidade empresarial. Mas uma coisa é fato e verdadeira em qualquer empresa/segmento/porte: um planejamento financeiro bem feito pode evitar surpresas no decorrer do ano. Portanto: planeje!

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Gabriel Bontempo
Gabriel Bontempo
Publicitário graduado pela Universidade Federal de Goiás (2013) e especialista em Comunicação Empresarial e Mídias Digitais (IPOG – 2016), atua na área de e-Commmerce desde 2012, tendo passado por diversos varejistas e agências de performance de atuação nacional como Iguatemi Fortaleza, BR Home Centers e Jaguar/Land Rover. Atualmente, gerencia a área de e-commerce da Freitas Varejo, maior loja de utilidades domésticas da região nordeste do país. Certificado CMX (Commerce Management Executive) pela EICOM, Google Analytics Expert (Google) e e-Commerce Expert (VTEX), é professor de MBA em instituições de ensino nacionais.
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