Como organizar um planejamento para 2024?

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O ano de 2024 já começou! E de todas as formas possíveis, pois além de janeiro, o Carnaval também já passou. Será que ainda dá tempo de planejar para ter um ano bom? Com certeza!

É claro que para o seu ano ser bom de fato, depende de muitos fatores e variáveis, mas ter um planejamento é desenhar um caminho para seguir com mais foco em relação a tudo que deseja fazer.

Os imprevistos chegam, e você pode mudar de ideia no meio do caminho, está tudo bem, mas ainda assim precisa de um bom direcionamento!

Agora sim, vamos ao que interessa…

Como organizar um planejamento para o ano?

#1 Tudo o que é passado, vira aprendizado

Talvez você ainda não tenha ideia do que deseja alcançar neste ano ou quais são os resultados esperados… Mas provavelmente você sabe o que NÃO gostaria que acontecesse. Os problemas, os erros, tudo o que foi complicado no ano anterior, precisa se tornar algum tipo de aprendizado (nem que seja “vou tentar novamente, mas de outra forma”). O primeiro passo é revisar e refletir sobre o que não faz sentido e o que faz!

#2 Escreva

É hora de tirar tudo aquilo que está bagunçado na cabeça e colocar no papel!

Por exemplo, se você está no momento de planejar um novo movimento na sua carreira para 2024, escreva sobre o que está sentindo neste momento. Escrever nos ajuda a organizar os pensamentos e tirar da cabeça o turbilhão de coisas que passam pela nossa mente.

Ah, mas eu vou escrever o que? Simplesmente escreva, despretensiosamente, sobre o que está pensando e o que deseja para o seu ano. Sem dúvidas, quando você parar para ler, vai identificar algumas oportunidades e objetivos bem definidos. Escreva, sem expectativas ou julgamentos.

#3 Use a técnica dos 5 porquês para identificar os problemas

Existe uma técnica chamada “técnica dos 5 porquês” e ela pode ser facilmente testada para identificar os problemas que você deseja resolver (e construir um planejamento para que isso ocorra da melhor forma)

Como funciona?  

  • Identifique um problema a ser resolvido no próximo ano. 
  • Pergunte “Por que?”
  • E repita a pergunta 5 vezes. Até encontrar a raiz do problema. 

Exemplo: 

  • Precisamos de uma nova estratégia de conteúdo. 
  • Por que? Pois o nosso engajamento está baixo. 
  • Por que? Não tivemos tempo de planejar melhor o conteúdo.
  • Por que? Tivemos pouco prazo nas últimas entregas. 
  • Por que? Tivemos um grande número de ajustes. 
  • Por que? Não fizemos o alinhamento com o cliente.

Assim, fica mais fácil de entender o que de fato causa o problema na sua rotina ou do seu time.

#4 Metas 

Nada como ter boas metas definidas ao longo do ano, mas como criá-las? 

Primeiramente, é preciso lembrar que os objetivos são mais amplos e descrevem aquilo que se espera alcançar. São o norte, a direção geral. Por exemplo: trocar de emprego.

As metas são mais específicas e mensuráveis. Tratam-se dos passos detalhados e necessários para alcançar o seu objetivo. Se o objetivo é trocar de emprego, as metas incluem: atualizar currículo e portfólio, pesquisar empresas… e por aí vai.

Os objetivos são mais abrangentes e representam planos de curto ou longo prazo:

  • Objetivos a longo prazo: aquele objetivo que você sabe que vai precisar de um tempo maior para realizá-lo e provavelmente só vai conseguir colher os frutos ao final do próximo ano ou depois (pense bem, são objetivos que dão mais trabalho e não podem ser resolvidos em cima da hora). 
  • Objetivos a médio prazo: aquele resultado que você vê a possibilidade de alcançar em um intervalo de 4 a 6 meses. São coisas que exigem um trabalho mais profundo, mas quando você se dá conta, já chegou lá! 
  • Objetivos a curto prazo: aquele objetivo que você sabe que, se trabalhar direitinho, dá pra alcançar em até 3 meses. 

Veja bem: não adianta colocar TUDO o que você pretende alcançar como objetivo de curto prazo, beleza? Tudo leva tempo e o seu foco precisa ser diluído ao longo do mês, assim você garante que vai ter foco e energia para cada uma das coisas. Quanto mais objetivos e metas a gente adiciona, mais difícil passa a ser. 

E depois dos objetivos escolhidos, é a hora de “quebrar” essa grande tarefa em “pedacinhos” e incluir diariamente essas metas em suas atividades.

#5 Estratégia

Um bom planejamento conta com uma dose de estratégia. São os resultados que vão te guiar e te mostrar se este planejamento está funcionando ou não. Por isso, vale você ter um olhar crítico para o que precisa entregar (seja para sua marca ou para o seu cliente). 

A estratégia e o planejamento caminham juntos, para que a análise faça sentido e os ajustes necessários sejam realizados de forma mais inteligente. 

Deu pra ter uma ideia das informações que você precisa mapear? É, a gente sabe que montar planejamento é complexo… mas dá uma olhada: 

Imersão Planejamento 2024 

3 aulas, para você tirar o seu planejamento do papel e começar o ano com TUDO! 

  • Imersão em Planejamento de Redes Sociais 2024; 
  • Imersão em Planejamento de Marketing 2024; 
  • Imersão em Planejamento de Carreira 2024. 

Tudo isso, disponível para os membros do Clube Share!

Não perca a oportunidade de se organizar e começar o próximo ano da melhor forma (e ainda, aprender muito).

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Vitória Santos
Vitória é cearense, estrategista de conteúdo e especialista em redes sociais. Atualmente, atua no Share como Head de Conteúdo e é uma das responsáveis pela comunicação com a comunidade de membros do Clube Share. Além disso, é palestrante e professora do curso ‘Confirma – Estratégias de Redes Sociais para Campanhas Políticas’, onde compartilha sua experiência no marketing político acumulada por quase uma década em campanhas, institutos e partidos políticos no Brasil.
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