Tendências de Social Media para 2024

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Os primeiros meses do ano sempre são marcados por diversos relatórios, tendências e estudos para ficar de olho em 2024. Quem trabalha com redes sociais sabe que esse mercado muda constantemente, sendo assim, é fundamental manter-se atualizado para identificar boas oportunidades na área.

Reunimos aqui as principais tendências de Social Media para 2024, e esperamos que essas previsões e informações possam inspirar o seu planejamento para este ano.

Uma série de desafios e oportunidades estão por vir, e muitas mudanças podem acontecer nas redes sociais. Um dos maiores impactos virá, definitivamente, da inteligência artificial em diversos setores, principalmente na evolução de plataformas sociais.

1) IA: Evolução da inteligência artificial força marcas a redefinir autenticidade

A IA generativa provocou uma enorme mudança ao se tornar acessível em 2022. De acordo com a pesquisa Hootsuite Social Trends 2024, o interesse foi tão intenso que, de 2022 a 2023, os tópicos relacionados à aprendizagem sobre IA aumentaram 550%.

A inteligência artificial pode ser um ótimo recurso para profissionais ocupados, mas não é isenta de riscos. Diferentes gerações também possuem diferentes níveis de confiança em relação ao conteúdo gerado por IA.

A Geração Z, por exemplo, é mais propensa a afirmar que sabe melhor o que é original e o que é criado por IA do que as outras gerações. Eles também são mais propensos a se envolver com conteúdos de IA. Por outro lado, os baby boomers são o oposto em todos os aspectos. 

Para 2024, profissionais de marketing e marcas precisam ir além da definição de “autêntico”. Não se trata mais de quem (ou o quê) criou seu conteúdo; trata-se da experiência de marca que seu conteúdo cria para o cliente.

2) A volta do conteúdo longo

Nos últimos três anos, os vídeos curtos sempre estiveram no topo das tendências, sendo uma estratégia fundamental de crescimento nas redes sociais, principalmente no Instagram e TikTok.

Mas em 2024, a previsão é que isso se inverta: os vídeos longos estão voltando! E as redes sociais estão se movimentando em relação a isso.

O TikTok, que inicialmente se popularizou pelos vídeos curtos de 15 segundos e influenciou outras redes sociais a seguirem o mesmo caminho (Instagram Reels e YouTube Shorts), agora está experimentando recursos para competir diretamente com o YouTube, o tradicional canal social de vídeos longos que continua reinando entre os jovens.

Atualmente, o TikTok oferece a opção de gravar vídeos de até 10 minutos e está testando na versão beta do app o envio de vídeos de até 30 minutos. Além disso, o aplicativo chinês também está potencializando as publicações de vídeos longos gravados na horizontal.

Para se destacar em 2024, a tendência é que criadores e marcas usem a criatividade em conteúdos mais longos e originais.

3) Era “FaceTime”

As pessoas estão buscando conteúdo com narrativas mais casuais e improvisadas. Em busca de conexões mais profundas, o entretenimento cede lugar ao companheirismo, estabelecendo “laços reais” entre os criadores e seus seguidores.

Certos creators estão fazendo com que seus seguidores se sintam como se estivessem conversando com um amigo por meio de uma ligação, especialmente no TikTok, que já afirmou que vai privilegiar conteúdos mais casuais e improvisados.

Entre os exemplos temos a criadora @simimoonlight, que conversa com seu público sobre como se sentiu após assistir ao filme da Beyoncé. Aqui no Brasil, temos a Lela Brandão, que possui um podcast com um estilo mais “caseiro”, como se fosse uma conversa com uma amiga.

Falando em conexão…

A cor de 2024 pela Pantone é a Peach Fuzz, um tom de pêssego suave. De acordo com a diretoria executiva, essa tonalidade foi escolhida em busca de oferecer proximidade e conexão.

4) IA e LinkedIn:

Nos últimos anos, o LinkedIn apostou mais na IA generativa do que qualquer outra plataforma, por meio de sua associação com a OpenAI.

A rede social da Microsoft já implementou resumos generativos de perfis, avisos de postagem no feed, descrições de cargos, artigos colaborativos e muito mais. A expectativa desde o ano passado é que ele mude o foco de seu uso de IA para aprimorar a experiência do aplicativo e melhorar a correspondência e a descoberta de conteúdo na plataforma.

Já em 2024, o LinkedIn atingiu a marca de mais de 1 bilhão de membros e anunciou a adição de mais recursos de inteligência artificial para usuários pagantes.

Além disso, também explicou que as hashtags não são mais necessárias para destacar o conteúdo mais relevante do aplicativo. Seu sistema agora utiliza tópicos e palavras-chave incluídas nas postagens para destacar conversas relevantes.

Se você ainda não cria conteúdo por lá, essa pode ser uma boa oportunidade de começar!

5) As redes sociais vão tomar o lugar do Google?

A Geração Z está preferindo usar o TikTok para fazer pesquisas. Esse assunto não é bem uma novidade, mas se tornou uma grande tendência para 2024.

As redes sociais estão cada vez mais interessadas em competir com o Google como mecanismo de busca, e o TikTok definitivamente está saindo na frente.

Muitos utilizam o app chinês para encontrar locais diferentes na cidade, resenhas de produtos, informações, fofocas e muito mais. 

Além disso, o TikTok é ágil: quando surge uma dúvida enquanto assiste a um vídeo, a resposta geralmente está na barra de pesquisa, pois alguém já pesquisou antes.

Também falamos sobre isso e pedimos a opinião da nossa comunidade em nosso Instagram, @tudodeshare.

A dica de ouro é: quando estiver planejando seus conteúdos para as redes sociais, faça uma lista de palavras-chave que você gostaria que sua marca se destacasse e certifique-se de criar conteúdo regularmente em torno dessas palavras. O SEO está no topo e otimizar suas postagens com palavras-chave é mais importante do que nunca!

6) Comunidades privadas, mais DMs e menos feed

Cada vez mais, as pessoas estão buscando uma conexão genuína e significativa, longe da saturação de “conteúdo sugerido” e anúncios em seus feeds de redes sociais. Isso tem impulsionado uma crescente preferência por conteúdo mais exclusivo.

Usuários estão optando por perfis privados para compartilhar momentos pessoais com um círculo mais íntimo, enquanto os criadores estão explorando maneiras de monetizar conteúdos exclusivos para seus fãs mais engajados.

Além do recurso de assinaturas do Instagram, a plataforma também está testando a possibilidade de um feed alternativo.

De acordo com a pesquisa ‘Vem na Trend’ do Instagram, a Geração Z pretende priorizar conexões significativas em 2024, em 1º lugar planejando usar as redes sociais para manter contato com seus amigos e familiares. Em segundo lugar ficou se manter por dentro das tendências (moda, música, tecnologia).

Quando questionados sobre como usam o Instagram para se aproximar dos outros, as principais maneiras foram: curtir os stories de alguém, enviar um reels ou meme pelas DMs e curtir um post no feed.

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Como se preparar para viver as tendências do novo ano?

As marcas que desejam se preparar precisam começar a agir agora. Aqui estão algumas dicas:

  • Acompanhe o que está acontecendo: Leia blogs, artigos e relatórios sobre tendências de social media. Se você leu este artigo, está no caminho certo.
  • Experimente novos formatos e recursos. Não tenha medo de experimentar novos formatos e recursos de social media.
  • Concentre-se na qualidade do conteúdo. Crie conteúdo que seja relevante, interessante e envolvente.
  • Conecte-se com seu público. Entenda o que seu público quer ver e ouvir.

Em um mundo digital em constante movimento, as tendências de social media para 2024 apontam para um cenário desafiador, mas repleto de possibilidades.

Ficar por dentro das trends e estudos ajuda na hora de inovar na estratégia e inspirar boas conversas. No entanto, lembre-se de que tudo é um teste e uma experiência!


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Vitória Santos
Cearense, Estrategista de Conteúdo e Especialista em Redes Sociais, Vitória atua no Share como responsável pelos conteúdos dos canais da marca e relacionamento com professores e membros da comunidade do Clube Share. 
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