Persona: entenda o que é e como criar

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Quem nunca trabalhou ou já ouviu falar em persona ao atuar na área de marketing digital? Mas, será que você está construindo ela da forma correta  ou, na verdade, tem criado um arquétipo ou está apenas pensando no seu público-alvo?

Mesmo que as personas ou buyer personas apresentem um conceito bem objetivo, muitos profissionais da área de marketing pensam estar criando personas ideais, quando na verdade ocorre o oposto disso.

Desde os anos 60, o conceito de persona está em formação. Nesse período, os estudiosos tentaram verificar quais eram os atributos associados às marcas e como a área da psicologia ajudaria nisso. Com o tempo, o conceito seguiu vários caminhos, e hoje muitos profissionais trabalham com ele, sem nem mesmo saber o que significa. Mas chegou a hora de te ajudar neste desafio!

O que é uma persona?

Ela é um personagem que apresenta as características físicas e psicológicas do consumidor de uma marca. Por isso, é importante que esses atributos sejam definidos por meio de entrevistas, pesquisas quantitativas e qualitativas reais.

Então, mais do que entender onde vive e qual a idade do seu público, com a persona você busca entender quais são os seus hábitos, gostos pessoais e objetivos. Mas você pode estar se perguntando: mas isso não seria o meu público-alvo? Não!

Vamos entender qual é a diferença entre persona e público-alvo a seguir.

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Diferenças entre persona e público-alvo

Vamos explicar isso usando como exemplo os Vingadores, da Marvel. Esse grupo de super-heróis tem várias coisas em comum: lutam contra o mal, têm superpoderes e usam armaduras ou roupas especiais. Os Vingadores seriam o seu público-alvo. Dentro do grupo há homens e mulheres, de variadas idades, mas que têm coisas em comum.

Já quando falamos de persona, estamos nos referindo a uma pessoa com características mais específicas. Por exemplo, o Capitão América. O nome dele é Steve Rogers, ele é um homem branco, de 19 anos, que tem o sonho de se alistar às Forças Armadas dos Estados Unidos e gosta de sair para dançar nas horas vagas. Ou seja, você tem características específicas que mostram os gostos, desejos e peculiaridades do tipo de pessoa que você busca alcançar.

É assim que funciona quando criamos uma persona, ou usamos um personagem fictício para representar esse cliente ideal. Estamos buscando características específicas que representam o perfil do público que queremos alcançar, como gostos, desejos e ambições, e não apenas dados demográficos, de idade e de gênero — como no público-alvo.

Este exemplo foi dado pela professora Ariana Luz, no curso Marketing Digital Essentials, disponível no Clube Share. Acesse gratuitamente clicando aqui!

O público-alvo é descrito de forma ampla e são apresentados como pessoas que podem desejar o produto/serviço da empresa. Então, não há uma referência a uma pessoa específica ou aos hábitos dela. Já a persona deve ter uma definição específica, com detalhes sobre hábitos, trabalho e vida pessoal.

As informações, dados e insights que ajudam em uma boa estratégia de marketing digital não são encontrados no público-alvo, mas sim quando se cria uma persona. Isso ocorre, porque no público-alvo não é possível identificar informações suficientes que ajudem a criar a produção de um conteúdo eficiente e a descobrir quais as ferramentas de comunicação ideais para trabalhar com ele.

A importância de criar uma – ou mais – persona(s)

Precisamos focar na persona quando pensamos na estratégia de uma marca, pois ela representa aquele cliente que realmente tem interesse no seu serviço ou produto. Ela 

é aquela pessoa que já está pronta para passar o cartão, e não apenas querendo dar uma olhada no que você tem para oferecer.

Criar uma persona também é importante pois permite:

  • Aprofundar o conhecimento sobre o seu público;
  • Entender o valor do seu produto para ele;
  • Definir os canais de comunicação que deverão ser usados pelo time de marketing e vendas;
  • Definir pautas de Marketing de Conteúdo;
  • Definir a melhor linguagem e tom de voz a serem usados;
  • Melhorar a experiência do seu usuário no seu site.

Como criar uma persona?

É necessário realizar pesquisas qualitativas e quantitativas, assim como fazer entrevistas com o público-alvo do projeto para obter informações úteis para a construção da persona. A partir disso, é possível detalhar o perfil dela por meio das informações e criar um personagem que reúna tudo isso em um documento que deve ser compartilhado com a equipe envolvida no trabalho.

É possível criar personas para o marketing B2C e B2B. Veja como cada uma delas é elaborada:

Criação de personas no marketing B2C: é ideal para quem trabalha com consumidores finais. Mas, para criá-las é importante saber quais são os hábitos e características dela que vão além da relação com o produto/serviço da empresa. É essencial formular perguntas que envolvam a vida pessoal, a trajetória profissional, percepções de negócios, a situação atual dela, motivações e sentimentos que ela possui.

Criação de personas no marketing B2B: para a construção desse tipo de persona é necessário que as perguntas busquem compreender a relação da persona com o trabalho e de que maneira elas lidam com o produto/serviço.

Ou seja, deu pra perceber a importância e relevância deste processo, né?! Agora que você entendeu o que é uma persona, já pode dar o próximo passo para se manter atualizado e com os estudos em dia. O Clube Share pode te ajudar nisso com diversos cursos e mentorias com grandes profissionais do mercado. Faça como milhares de pessoas, acesse e faça parte.

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Gabriela Cardoso
Busco na comunicação uma forma de contar histórias e compartilhar conhecimento com as pessoas. Jornalista por formação (Universidade Feevale), atualmente sou Editora-chefe no Share, onde atuo a frente do Portal Tudo de Share.
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