Instagram está trabalhando para identificar conteúdo gerado por IA

Clique Aqui e saiba mais

O Instagram está trabalhando em novos avisos que identificariam quando a IA foi utilizada na criação de conteúdo em sua plataforma. É o que indica o spoiler publicado por Paluzzi.

O pesquisador de aplicativos Alessandro Paluzzi, que frequentemente descobre novos recursos do Instagram antes de serem anunciados ou lançados oficialmente, postou uma print de uma tela de uma página no aplicativo do Instagram que diz “o criador ou Meta disse que este conteúdo foi criado ou editado com IA”. O aviso específico observa que, neste caso, é uma imagem que foi “gerada por Meta AI”, antes de fornecer uma breve descrição do que é IA generativa e como identificar postagens que usam inteligência artificial.

A descoberta ocorre logo após a Meta, juntamente com outros grandes players de IA, incluindo Google, Microsoft e OpenAI, assumirem compromissos em torno do desenvolvimento responsável da IA. Além de investir em pesquisa de segurança cibernética e discriminação, um dos compromissos incluía o desenvolvimento de um sistema de marca d’água para informar aos usuários quando o conteúdo é gerado por IA. 

Como vai funcionar a identificação de IA no Instagram?

Não está claro exatamente como o sistema de rotulagem do Instagram será automatizado e até que ponto ele dependerá dos usuários divulgarem quando a IA foi usada para criar ou editar uma imagem. No entanto, o fato de o aviso conter as palavras “Meta disse” sugere que, pelo menos em alguns casos, a empresa de tecnologia aplicará o aviso proativamente, em vez de confiar na honestidade dos próprios usuários. 

Embora tudo isso ainda esteja sendo construído, já tivemos uma amostra de como poderia ser a desinformação gerada pela IA quando uma foto do papa em uma jaqueta se tornou viral nas redes sociais no início deste ano. Nesse caso, a imagem relativamente inofensiva acabou sendo desmascarada, mas foi vista como um aviso de que agora existem ferramentas simples para espalhar desinformação perigosa se mal utilizada.

Além da Meta, o Google já anunciou uma nova ferramenta que deve tornar mais fácil para os usuários determinar se uma imagem foi gerada por IA. Seu recurso “Sobre esta imagem” será lançado em breve e foi projetado para destacar o primeiro lugar em que uma imagem foi indexada pelo gigante das buscas, fornecendo pistas vitais sobre suas origens.

E aí, qual é a sua perspectiva nesse novo momento da criação de conteúdo? Te anima ou te deixa preocupado? Vamos aguardar a novidade entrar em ação!

Particularmente, acredito que é importante termos o entendimento sobre o que é criado a partir de IA, afinal, estamos competindo com diversos conteúdos todos os dias. Os profissionais da área precisam entender a amplitude que o uso de uma tecnologia pode adicionar ao seu potencial humano, ou não. De modo geral, sou entusiasta das novas ferramentas mas não acredito na tentativa de “mascarar” o que é criado a partir de um robô ou de uma pessoa.

Como tirar o selo do Threads da bio no Instagram?

O YouTube adiciona recursos semelhantes ao TikTok

Meta, Microsoft e Amazon juntas para enfrentar Google Maps e Apple Maps

Como otimizar o SEO no Instagram?

Clique Aqui e saiba mais

Compartilhe:

1

Comentários