Black Friday: 100% contra a rotina criativa

Capa para artigo de Fahen Carvalho sobre black friday
Clique Aqui e saiba mais

Precisa criar, precisa ficar incrível e precisa vender. Corre!!!

Quem trabalha com comunicação já sabe, o período de Black Friday é sempre uma boa oportunidade de levar os resultados lá pro alto e ainda impactar o público com uma boa oferta (oferta de verdade, viu?). Mas a gente também sabe que o período envolve uma rotina insana e muita, mas muita coisa pra fazer. 

Trabalhar em campanha de Black Friday não é fácil, exige planejamento e uma boa organização. Acontece que toda a correria do período proporciona um nível ainda maior de: metas, expectativas, pressão e correria. Não é fácil, e quanto mais próximo fica, mais coisas aparecem para organizar e fazer. 

O fato é que: quanto mais Black Friday’s você vive em um setor de marketing, mais fácil fica, mas até chegar a este ponto… fica bem complexo manter a sua rotina criativa e conseguir transformar uma campanha que já tem tudo pra ser incrível, em algo ainda melhor. 

O Planejamento é o melhor amigo da Black Friday, afinal quanto mais tempo o time tiver para entender o que vai ser feito, quando, como e por quem, melhor. Já sabemos que algumas atividades vão aparecer em cima da hora, outras ideias vão surgir e com toda a pressão de executar uma boa campanha, a sua criatividade pode ir por água abaixo. 

Como manter a criatividade rodando em momentos de tensão? 

Cientificamente já foi comprovado que a nossa percepção do stress é um dos grandes problemas, afinal quando estamos estressados o corpo se prepara fisicamente para reagir, os batimentos aumentam, a circulação sanguínea fica mais intensa e tudo isso são reações do nosso corpo para ir pra guerra. Você pode ver mais sobre isso, aqui neste Ted: How to make stress your friend?

O que eu quero te mostrar é que em momentos de pressão e tensão, a gente precisa encontrar caminhos para transformar esses momentos em combustível. Veja bem, de forma alguma estou romantizando qualquer estresse, tá? Temos casos e casos, e reforço aqui que nenhuma Black Friday vale a sua saúde. Ok, voltando! 

Leia também: Planejamento para Black Friday, o que você não pode esquecer?

Nós temos em média 4 a 5 horas de foco intenso por dia, isso significa que mesmo trabalhando por 8h ou 14h, você não vai conseguir focar 100% do tempo. Considerando que você está trabalhando em um projeto importante e precisa entregar mais resultados, use isso a seu favor. Ok, mas como? Trabalhe os seus momentos de foco intenso de forma inteligente. 

Saiba quais são as tarefas mais importantes do seu dia e foque no que precisa ser feito. Grande parte do nosso dia é gasto com atividades não tão essenciais e isso tudo toma tempo, energia e criatividade. Use o seu combustível para o que for mais importante, para dar gás a uma ideia que está boa mas pode ficar melhor. 

Lembre-se: nunca teremos tempo suficiente para fazer tudo. 

Por isso, o que podemos e precisamos fazer é utilizar o nosso tempo e o nosso autoconhecimento para sermos mais estratégicos. Você já sabe qual turno do dia você é mais produtivo? Você já sabe quais são os vilões da sua concentração? Faça uma análise da sua rotina para conseguir driblar essas questões e lidar com as tarefas que puder, com as ferramentas que você tem.

De modo geral, eu espero que você tenha cada vez menos momentos estressantes, mas que quando eles aparecerem, você consiga lidar com isso de uma forma saudável. Respira, logo logo a Black Friday 2023 tá aí! 

Clique Aqui e saiba mais

Compartilhe:

1

Comentários