Qual é o risco com o fim do Twitter?

Artigo de Rafael Martins sobre elon musk e o twitter
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Diariamente, diversos artigos surgem comentando sobre a má gestão de Elon Musk com o Twitter e de como isso pode implodir a empresa.

Manchetes falando sobre os problemas da gestão de Elon Musk com o Twitter.

Quando falamos de um possível fim do Twitter, não é apenas pela gestão “diferente” que o Musk faz. Mas por ele mesmo derreter setores inteiros dentro da empresa, como a redução do setor de segurança infantil, por exemplo.

“Tudo está ficando menos engraçado e mais assustador e triste. Essa dor, eu acho, é amplamente experimentada, mas ainda é mal reconhecida.” – disse Eve Fairbanks, da Wired.

Mas qual é o risco do fim do Twitter?

Depende do ângulo que analisarmos. O Twitter é enorme: tudo o que acontece no mundo é comentado por lá em tempo real. Jornalistas, políticos, celebridades, influenciadores, memes, eventos, campeonatos, eleições, temos tudo por lá. 

Em valores econômicos, só no ano passado o Twitter faturou US$ 4,51 bilhões com venda de mídia. Ali, muitos negócios são gerados, existindo uma economia global pulsante diariamente por lá.

A riqueza reputacional e social que pode ser perdida se o Twitter falir é incalculável. 

Muitas redações jornalísticas avaliam o trabalho do jornalista pelo engajamento de seus conteúdos no Twitter. E com o fim dele, qual será a métrica do sucesso? Inclusive, terceirizar a avaliação do trabalho de alguém pelas métricas das redes sociais seria algo, digamos, justo?

Hoje é feito assim, mas cabe uma reflexão.

“A morte do Twitter pode ser, para a reputação, para o conceito de ‘expertise’, o equivalente a Goldman, Barclays e Citigroup, todos falhando ao mesmo tempo, sem opção de resgate.” – Afirmou Jon Katz, um escritor freelancer que estima que “a maior parte” de sua renda hoje é gerada com ajuda do Twitter. 

As mudanças de Elon Musk criaram uma atmosfera de incerteza global no Twitter, fazendo usuários procurarem outras opções. Como foi no caso do Brasil, em que o Koo, rede social indiana de nome duvidoso e comunicação bem-humorada que conquistou os brasileiros. 

O que vai acontecer? Qual é o risco com o fim do Twitter?

Bem, por aqui vocês já sabem.

Seguimos acompanhando.

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Rafael Martins
Rafael é um dos maiores estudiosos do mercado de comunicação no Brasil. Atuou por muitos anos no varejo e agências, ministrando aulas em diversas escolas e universidades do país. É também palestrante em diversos eventos no país.
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