A nova atualização do Google e o que 2023 espera da gente

Capa para artigo de Gabriel Bontempo sobre a nova atualização do google helpful content
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2022 já está nos acréscimos, muitas empresas já estão de recesso (seja oficial ou não) e pensando já no ano que vem.

E, para o ano que vem, uma mudança importantíssima pode mudar muito do que fazemos atualmente no sentido de conteúdo online e, principalmente, SEO. O Google implementou no meio do ano uma mudança de seu algoritmo de pesquisa, e essa mudança teve uma atualização agora em dezembro, ficando válida pra 2023.

“A atualização helpful content de dezembro de 2022 foi lançada em 5 de dezembro, começando a se tornar mais visível hoje e levará cerca de duas semanas para ser totalmente lançada. Ele melhora nosso classificador e funciona em todo o conteúdo globalmente em todos os idiomas. Nossa página de ajuda explica mais.”, informou a empresa em seus canais oficiais.

Google Helpful Content

A atualização do algoritmo faz parte de um esforço mais amplo para garantir que as pessoas vejam conteúdo mais original e útil escrito por pessoas, para pessoas, nos resultados de pesquisa.

A atualização de conteúdo útil visa recompensar melhor o conteúdo em que os visitantes sentem que tiveram uma experiência satisfatória. Enquanto o conteúdo que não atende às expectativas do visitante não terá um bom desempenho.

Ou seja, cada vez menos o SEO sistêmico tem tido relevância para o sistema de busca, que está priorizando a experiência e o aprendizado e eliminando páginas de baixo valor e inúteis dos resultados da pesquisa.

Entenda mais sobre a atualização aqui.

Mergulhando nos detalhes

Se você continuar lendo a postagem do anúncio, descobrirá que a atualização analisa particularmente os seguintes sinais:

  • Seu conteúdo funciona para o público-alvo pretendido/principal e o foco do site?
  • Você fornece experiência em primeira mão e conhecimento aprofundado?
  • Está alinhado com a intenção de pesquisa dos usuários?

Como consequência, aqui está o que (provavelmente) irá pegar mal:

  • Conteúdo excessivamente otimizado;
  • Conteúdo muito fora de sua estratégia geral de conteúdo;
  • Conteúdo escrito/girado por IA;
  • Conteúdo que não ajuda os usuários a atingir seu objetivo;
  • Clickbait (por exemplo, conteúdo falando sobre a data de lançamento de um filme ou console quando não há);

Pois é, não há muitas surpresas lá. Mesmo sem o Google soletrar, você provavelmente sabia que esse tipo de conteúdo não era tão útil.

E o que isso muda pra gente?

Com a mudança, é importante entendermos como o Google agora vai se comportar para que a gente consiga se adaptar. Separei em tópicos o que entendi do release lançado:

1) Concentre-se nas pessoas

O objetivo declarado do Google é oferecer aos seus usuários o melhor conteúdo possível para o que eles procuram. Além disso, o mecanismo de busca agora é sofisticado demais para ser enganado por qualquer truque técnico. Consequentemente, para ter uma classificação alta, sua única escolha é tentar obter o melhor resultado possível.

Um dos principais passos para isso é entender e satisfazer a intenção de busca. Ou seja, ao escolher um tópico, certifique-se de entender intimamente o que o pesquisador está tentando realizar e ajude-o a fazer isso.

2) Mantenha o foco no EVA

Caso você não saiba, EVA significa Expertise, Verdade e Autoridade. Foi o foco de uma atualização de algoritmo de mesmo nome alguns anos atrás.

A atualização do EVA visou especificamente as páginas YMYL (“seu dinheiro ou sua vida”). Isso significa tipos de páginas que têm grande impacto potencial na felicidade futura, saúde, estabilidade financeira ou segurança dos usuários do Google. No entanto, aplica-se a todos.

No anúncio da atualização de conteúdo útil, o Google faz algumas alusões específicas a esses marcadores de qualidade. Por um lado, eles sugerem que você se atenha à sua área de especialização. Ou seja, isso significa que não basta criar conteúdo para consultas de pesquisa onde você espera obter tráfego. Em vez disso, certifique-se de criar um recurso valioso para seu público e assunto principal.

3) Siga as diretrizes para análise de produtos

Se você trabalha com review de produtos, existem diretrizes específicas para essa área, e elas impactam na relevância de suas páginas:

  • Mostre a expertise que o qualifica para avaliar o produto;
  • Forneça recursos visuais, links para outras fontes e dados quantitativos de primeira mão para enfatizar suas opiniões;
  • Liste prós e contras e compare o produto com entradas semelhantes;
  • Forneça detalhes importantes sobre o que torna o produto bom ou ruim e forneça evidências para sua opinião;

Basicamente, é EVA tudo de novo.

A atualização do Google em poucas palavras: continue criando conteúdo realmente útil

A atualização mais recente do Google marca mais um passo na mesma direção que o Google vem seguindo há algum tempo: promover conteúdo centrado no usuário. Isso consolida ainda mais a necessidade de ouvir atentamente o que os usuários desejam e fornecer a eles, além de aderir às práticas recomendadas de SEO.

A atualização também é certamente algo voltado para o aumento do conteúdo criado por IA. Pois então, se isso é algo que você está usando, certifique-se sempre de revisar seu conteúdo da perspectiva de uma pessoa e fazer as alterações necessárias para torná-lo útil para seus leitores reais.

Embora a atualização em si não tenha tido o maior impacto no lançamento, ela mostra ainda mais para onde as coisas estão indo. Se você deseja investir no sucesso futuro do seu site, preste atenção às lições agora.

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Gabriel Bontempo
Gabriel Bontempo
Publicitário graduado pela Universidade Federal de Goiás (2013) e especialista em Comunicação Empresarial e Mídias Digitais (IPOG – 2016), atua na área de e-Commmerce desde 2012, tendo passado por diversos varejistas e agências de performance de atuação nacional como Iguatemi Fortaleza, BR Home Centers e Jaguar/Land Rover. Atualmente, gerencia a área de e-commerce da Freitas Varejo, maior loja de utilidades domésticas da região nordeste do país. Certificado CMX (Commerce Management Executive) pela EICOM, Google Analytics Expert (Google) e e-Commerce Expert (VTEX), é professor de MBA em instituições de ensino nacionais.
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