Guia de Métricas de Marketing Digital

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O Marketing Digital e o mercado que se criou a partir dele é extremamente promissor – se você souber aproveitá-lo. Para não se perder, é importante saber definir estratégias e conseguir mensurar os resultados de cada ação tomada. É aí que entram as métricas, pois elas são as medidas de desempenho dos processos (atenção: não confundir com KPI).

Mas quais são as métricas de Marketing Digital que você deve ficar de olho diariamente?

Considere as ferramentas e canais que você tem disponível em seu negócio, buscando sempre formas variadas de obter dados. Assim, você obterá informações mais precisas para ajudar na tomada de decisão e elaboração de estratégias.

Métricas de E-mail Marketing

O e-mail ainda é uma ferramenta para fazer campanhas com baixo ou nenhum custo. Para analisar se elas são efetivas, você deve acompanhar duas métricas importantes: taxa de abertura e taxa de clique. 

Com elas, você vai obter vários insights, desde a atratividade do assunto, o melhor horário para enviar e-mails, a relevância do seu conteúdo ou um termômetro do seu público, de acordo com a etapa em que se encontram no funil.

Métricas de Site/Blog

Se você ainda não tem um site ou blog, talvez queira considerar criar um depois de ler este artigo. São opções extremamente versáteis e que possibilitam atingir diversos objetivos, como fortalecimento da marca ou aumentar as vendas on-line.

Nestes canais, preste atenção nas seguintes métricas:

  • Visitas/Visitantes: visitantes é o número referente a quantidade de pessoas que passaram pelo site/blog, independente da quantidade de vezes; visitas expressam o total exato de acessos. Com elas, você pode entender qual a sua audiência;
  • Taxa de rejeição: se a taxa for muito alta, você pode buscar entender o motivo para, assim, reformular seu site com mais links, CTAs e opções de interação para o público não sair do seu site sem passar da primeira página;
  • Taxa de retorno: mostra a porcentagem de usuários que retornaram à página. Indica que seu conteúdo é relevante para essas pessoas. 
  • Taxa de conversão: de acordo com cada objetivo (venda de um produto, captação de leads, downloads de materiais), a taxa de conversão é a métrica mais importante do Inbound Marketing, pois configura-se como o objetivo final de uma ação/estratégia.

Métricas de Mídia e Performance

Quando você investe em tráfego pago, precisa ser ainda mais assertivo no monitoramento das métricas. São elas que vão mostrar se os gastos da empresa estão fazendo sentido ou se devem ser redirecionados. 

  • Cliques: é a quantidade de vezes que o seu anúncio fez com que o usuário tomasse alguma ação, seja ir para o site ou mandar uma mensagem de contato, por exemplo;
  • Geração de Leads: esta métrica irá gerar alguns KPI importantes, como o CPA, CPL e CAC. Para saber mais sobre estes indicadores, leia no artigo 30 termos de Marketing Digital;
  • Impressões: diz respeito a quantas vezes um anúncio apareceu para um usuário, servindo para ver a entrega e impacto das campanhas;
  • ROAS (Return on Adverting Spend): é uma métrica que vai justamente calcular a efetividade dos retornos financeiros do tráfego pago;
  • Posição Média: mensura a posição de um anúncio, refletindo sua posição no Google ou Bing Ads. Não é usada para definir uma boa performance, mas ajuda no Branding.

Métricas de Social Media

E claro que não podíamos deixar de fora as métricas de Social Media. Continue lendo que explicamos as principais e comuns em cada rede:

  • Alcance: quantas pessoas você atinge com suas publicações nas redes sociais?
  • Tráfego: no Google Analytics, você conseguirá analisar quantas pessoas estão chegando ao site/blog por meio das redes sociais;
  • Engajamento: aqui você deve considerar algumas métricas para formular o seu dado, como o número de likes e comentários;
  • Volume: pessoas que estão falando sobre sua marca.

Lembrando que as métricas são os dados brutos. Só os números não vão te dizer muita coisa. Você precisará selecioná-los, fazendo as perguntas certas, uma análise assertiva e um acompanhamento periódico que faça sentido para você/sua empresa.

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