5 Passos do planejamento na análise de dados

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Uma boa análise de dados faz parte da rotina da maioria dos profissionais de comunicação e marketing. Se você ainda não tem familiaridade com os dados, provavelmente o seu momento ainda vai chegar. Afinal, toda decisão estratégica precisa partir dos números e o que eles nos dizem. A interpretação de KPI`s passa a ser uma maneira de construir os próximos passos.

Como fazer uma boa análise de dados?

Antes de mais nada é importante falarmos sobre o ponto de partida de uma análise. Precisamos começar pelo planejamento! Para construir uma boa interpretação de dados, você precisa ter bem definido:

  • Para onde você quer ir? O planejamento vai te ajudar a entender se está no caminho certo.
  • Quais são os seus objetivos e as suas metas? Para saber se estamos indo bem, precisamos ter dados concretos. Um erro comum é você executar uma campanha, fazer todo um trabalho de divulgação de um produto (por exemplo), sem saber o que se espera dessa ação.

5 Passos para fazer um planejamento na análise de dados

1. Qual o objetivo específico da campanha que será veiculada? 

2. De acordo com os objetivos, quais são os canais mais indicados para essa veiculação?

3. Cada plataforma possui uma infinidade de segmentos e formatos diferentes, qual está mais próximo do seu objetivo?

4. É a hora de definir quais KPIs são os principais para a mensuração do resultado e acompanha-los diariamente

5. Métricas são os indicadores secundários, é preciso ficar de olho periodicamente! Eles nos ajudam a atingir os KPIs que queremos.

MÉTRICAS, O QUE SÃO?

Métricas são medidas de desempenho, sejam elas de entregabilidade, engajamento ou financeiro. São dados disponíveis para analisar e gerar planos de ação para melhorá-los. Existem diversas métricas disponíveis, entre elas:

  • IMPRESSÕES: a quantidade de vezes que algo foi visto. Seja um produto, uma página, uma publicação.
  • ALCANCE: o número de pessoas que foram alcançadas pelo seu conteúdo, campanha, anúncio e por aí vai.
  • FREQUÊNCIA: o número de vezes que sua campanha ou conteúdo impactou a sua audiência.
  • CLIQUES: o número de cliques que o seu anúncio, e-mail, link ou algo do tipo gerou.
  • TAXA DE CONVERSÃO: taxa de conversão é uma métrica usada para mensurar quantas pessoas passaram de uma etapa do funil de vendas para outra. É uma métrica importante para entender os seus resultados.
  • TAXA DE REJEIÇÃO: a taxa que avalia a quantidade de pessoas que acessaram um site e o abandonaram logo em seguida, sem interagir em nenhuma de suas páginas
  • CPC: “Custo por Clique”, ou seja, o valor médio pago por um clique em anúncio patrocinado.
  • CPA: é a métrica de desempenho “Custo por Aquisição”, ou seja, custo médio por venda ou transação. 
  • ROAS: “Return on advertising spend”, que significa “retorno sobre gasto com anúncios”

O planejamento é sempre um bom ponto de partida para qualquer trabalho no marketing digital. Quanto mais você entender o caminho que precisa percorrer e onde deseja chegar, melhor será o desempenho do seu trabalho.

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